A Nigéria se classificou para a próxima fase da Copa Africana de Nações após bater a Giné-Bissau por 1 a 0 em Abidjã nesta segunda-feira. Apesar das dificuldades ofensivas, os Super Águias contaram com a ajuda da defesa rival para garantir o resultado.
Precisando da vitória para garantir a classificação, a Nigéria tomou o controle das ações durante o primeiro tempo, mas tinha dificuldade para criar chances de gols. Isso até os 36 minutos, quando a defesa de Guiné-Bissau decidiu auxiliar os rivais. Moses Simon cruzou rasteiro pelo lado esquerdo, e o zagueiro Opa Sangaté encheu o pé para marcar um gol contra.
O cenário não mudou na segunda etapa, com a Nigéria tendo a posse da bola, mas com poucas chances de ameaçar o gol adversário. Oshimen até chegou a balançar as redes aos 14 minutos, mas o VAR confirmou impedimento.
A falta de produtividade ofensiva quase custou caro. A Guiné-Bissau quase empatou o jogo em um bom chute de fora da área aos 35 minutos. Dois minutos depois, a equipe guineense chegou até a balançar as redes, mas foi marcado impedimento. Os nigerianos também tiveram um gol anulado por posição irregular instantes depois.
Apesar da falta de produtividade do ataque, a Nigéria garantiu a classificação com a vitória. Os nigerianos ficaram na segunda colocação do Grupo A, com 7 pontos. Guiné-Equatorial avançou como a líder, após golear a dona da casa Costa do Marfim.
A Copa Africana de Nações tem transmissão exclusiva da Band, na TV e nas plataformas digitais: Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube.