A seleção de Cabo Verde se classificou para as quarta de final da Copa Africana de Nações após vencer a Mauritânia por 1 a 0 nesta segunda-feira (29) em Abidjã. Em uma tarde pouco inspirada no ataque, a equipe do técnico Bubista contou com uma falha grosseira da defesa rival para sair classificada.
O começo de jogo deu a impressão de que Cabo Verde dominaria as ações de jogo, com o atacante Ryan Mendes acertando um perigoso chute logo nos minutos iniciais da partida, mas a Mauritânia conseguiu acertar a marcação no meio-campo, até arriscando alguns contra-ataques.
O resultado foi uma primeira etapa tranquila para os goleiros Vózinha e Niasse, que não precisaram fazer nenhuma defesa difícil nos 45 minutos iniciais.
No segundo tempo, foi a Mauritânia que começou assustando. Sidi Amrar bateu falta perigosa aos 11 minutos. Aos 14, Souleymane Anne perdeu o gol quase na pequena área após contra-ataque rápido mauritano.
Mas foi Cabo Verde que marcou, depois de um cochilo da defesa da Mauritânia. A zaga tentou recuar a bola de cabeça para o goleiro, mas a deu no pé do atacante Gilson Tavares. Não restou outra opção para o goleiro Niasse a não ser cometer o pênalti. Na cobrança, o craque Ryan Mendes não perdoou e balançou as redes.
Cabo Verde agora enfrenta o vencedor do duelo entre Marrocos e África do Sul no próximo sábado (3), às 17 horas (de Brasília).