Uma das mais tradicionais seleções do continente, a Tunísia está fora da Copa Africana de Nações. A campeã da edição de 2004 do torneio caiu ainda na primeira fase após empatar por 0 a 0 contra a África do Sul em Korhogo nesta quarta-feira (24). Já os sul-africanos estão confirmados nas oitavas de final.
Apesar da Tunísia precisar da vitória para conquistar a vaga, foi a África do Sul que teve as melhores oportunidades no primeiro tempo. A primeira boa chance aconteceu apenas aos 26 minutos do primeiro tempo. O sul-africano Makgopa recebeu cruzamento livre na área, mas mandou para fora. O zagueiro Mvala também quase marcou após cruzamento aos 38 minutos, mas a bola passou pelo lado de fora do gol.
Precisando da vitória para avançar, a Tunísia tentou tomar controle do jogo na segunda etapa, mas esbarrou nas mesmas dificuldades que fizeram ela marcar apenas um gols nos dois primeiros jogos do torneio. Foram mais de 30 minutos sem uma boa finalização tunisiana contra o gol rival.
Vendo que não corria riscos defensivos, a África do Sul voltou ao ataque. Foram quatro boas chances de gol entre os 30 e 35 minutos de jogo, com destaque para uma boa defesa do goleiro Ben Said após cobrança de escanteio.
A única chance de perigo da Tunísia aconteceu aos 43 minutos. Jouini recebeu livre um cruzamento do lado direito da área, mas mandou para cima do gol.
Com o resultado, a Tunísia está oficialmente eliminada da Copa Africana de Nações, terminando na lanterna do Grupo E com apenas dois pontos. Já a África do Sul, com quatro pontos, avançou para as oitavas na segunda colocação do grupo, beneficiada pelo empate da Namíbia contra o Mali.
A Copa Africana de Nações tem transmissão exclusiva da Band, na TV e nas plataformas digitais: Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube.