A 9ª rodada da Liga Saudita 2024/25, que acontece nesta semana, será marcada por enfrentamentos entre os quatro maiores clubes da Arábia Saudita. Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli estarão frente a frente em clássicos regionais que podem decidir o rumo das equipes no primeiro turno do campeonato. Atual campeão, o Hilal receberá o Nassr, enquanto Ittihad e Ahli farão o Dérbi de Jidá.
Volta por cima da Série B e provocação ao rival
Rebaixado para a segunda divisão na temporada 2021-2022, o Al Ahli retornou para a elite do futebol saudita em 2023/24 com o título. Ao enfrentar o Al Ittihad, foi provocado pela torcida rival, que fez um mosaico em alusão ao rebaixamento. O resultado, porém, veio dentro de campo: vitória por 1 a 0 fora de casa com gol de Kessié e com direito a resposta ao adversário.
No segundo turno, o Al Ahli não deixou barato e carimbou o Al Ittihad em seu retorno à elite do futebol saudita. O lado verde de Jidá saiu novamente vencedor por 1 a 0, com gol de Firas Al-Buraikan. O resultado marcou um início de um período conturbado do Al Ittihad, que, depois, foi goleado e derrotado pelo Al Hilal na disputa da Supercopa Saudita e eliminado pelo clube de Riad novamente na Copa do Rei Saudita.
O drama de Cristiano Ronaldo contra o Al Hilal
Al Hilal e Al Nassr se enfrentaram nada mais nada menos que seis vezes na última temporada. A equipe de Cristiano Ronaldo até começou com o pé direito ao derrotar o rival por 2 a 1 e conquistar a Copa dos Campeões Árabes, com direito a dois gols de CR7 na partida. No entanto, esse foi o único momento de felicidade do lado amarelo de Riad na temporada.
A resposta do Al Hilal veio na Liga Saudita três meses depois do vice-campeonato da Copa dos Campeões Árabes: 3 a 0 sobre o rival. O time de Neymar e companhia ainda superaria o Al Nassr na semifinal da Supercopa Saudita e na final da Copa do Rei. Nesta última competição, Cristiano Ronaldo não escondeu a decepção com a derrota e foi às lágrimas.
Revanche para uns, hegemonia para outros. Os clássicos da 9ª rodada da Liga Saudita 2024/25 prometem pegar fogo no início da temporada. Uma vitória pode mudar todo o rumo e a confiança de uma dessas quatro equipes, as mais poderosas da competição.