Fritar pneu, macarrãozinho e cozinhar: Max Wilson explica termos do automobilismo

Comentarista da Fórmula 1 na Band participou do The Chef com Edu Guedes

Da Redação, com The Chef

Entenda os termos do automobilismo
Unsplash/Reprodução

Max Wilson, comentarista da  Fórmula 1 na Band, foi o convidado do Edu Guedes no The Chef desta sexta-feira, 26, e explicou alguns termos do automobilismo que têm relação com a gastronomia, como "fritar pneus" e “macarrãozinho”. Você sabe exatamente o que eles significam? Assista ao vídeo e veja a explicação.

Fritar pneu: é quando o piloto freia no final de uma reta e o pneu para de rodar, fica estático. Nesse momento, o calor que é gerado entre a borracha e o asfalto “frita” o pneu. Ele fica achatado e sai uma fumaça. O pneu acaba gerando uma vibração no carro que, por muitas vezes, obriga o piloto a parar e fazer a troca.

Macarrãozinho: acontece quando o pneu esquenta muito rápido e esfarela, formando ondulações, é daí que tem o termo "macarrão". O pneu passando por esse "macarrão", como se estivesse em cima de bolinhas de gude, e isso faz com que o carro deslize demais.

Cozinhar: os pneus de corrida têm uma temperatura ideal de funcionamento, que varia entre 90 a 115 graus. Quando passa dessa temperatura, usamos o termo "cozinhar", quando a borracha perde a propriedade e começa a não gerar a mesma aderência.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.