A viúva de Kobe Bryant, Vanessa Bryant, e três de suas filhas receberão 28,85 milhões de dólares (cerca de 150 milhões de reais, na cotação atual) de indenização pela divulgação de fotos do acidente de helicóptero que vitimou o astro do basquete em 26 de janeiro de 2020.
Bombeiros e responsáveis pelos primeiros atendimentos a Kobe e às outras vítimas tiraram fotos da cena pós-acidente e enviaram para diversos membros do Departamento de Polícia de Los Angeles. Amigos e familiares teriam recebido os conteúdos.
O processo, que correu no condado de Los Angeles, foi favorável à viúva de Kobe. Vanessa Bryant afirmou à Justiça que a divulgação das fotos do acidente é parte de seu sofrimento emocional. Ela disse ainda que a ideia de que as imagens estejam circulando nas redes sociais pode provocar ataques de pânico.
“Eu vivo com medo de minhas filhas estarem nas redes sociais e elas [as fotos] aparecerem”, teria dito a viúva, segundo publicou o jornal ‘New York Times’. A viúva abriu o processo em setembro de 2020, alegando negligência e invasão de privacidade por parte do condado.
A Justiça já havia determinado o pagamento de 15 milhões de dólares para Vanessa em agosto do ano passado. O fundo adicional de 13,85 milhões de dólares serve para possíveis queixas futuras das filhas.
De acordo com a imprensa americana, a viúva planeja doar o valor para a Mamba & Mambacita Sports Foundation, que homenageia Kobe e a filha Gianna, uma das vítimas do acidente.
Kobe Bryant, sua filha e outras sete pessoas faleceram em um acidente de helicóptero em 26 de janeiro de 2020. A aeronave se chocou com um morro por erro do piloto. O grupo viajava para um jogo de basquete juvenil – o astro da NBA acompanhava os primeiros passos da filha Gianna na modalidade.