A Fórmula E vai realizar um teste no dia 7 de novembro, em Valência (Espanha), apenas com mulheres a bordo dos carros. A proposta foi anunciada pela própria categoria, como parte da programação de pré-temporada.
Será a primeira vez que um evento oficial da Fórmula E contará apenas com pilotas. Ao longo da semana, o circuito Ricardo Tormo também contará com testes dos pilotos que disputarão a temporada 2024/2025.
Segundo Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, os testes utilizarão o Gen3, o mesmo carro a ser utilizado por todos os pilotos ao longo da próxima temporada. “Diferente de outras categorias, nas quais as mulheres precisam usar maquinário antigo ou restrito”, alfinetou.
O grid da próxima temporada deverá ser 100% masculino, já que 20 das 22 vagas definidas até aqui são de homens, mas a F-E já contou com mulheres disputando provas desde que a categoria começou a ser disputada em 2014. Entre elas, a suíça Simona de Silvestro, a italiana Michela Cerruti e a britânica Katherine Legge.
Durante o teste na Espanha, cada uma das 11 equipes terá que escalar uma mulher durante pelo menos um dos turnos (manhã ou tarde) do dia. A categoria, no entanto, espera que as pilotas participem dos dois turnos ao longo de todo o dia. Ainda não há nomes confirmados.
“Sabemos que não há uma solução simples para oferecer mais diversidade no automobilismo. Se vamos realmente dar igualdade, oportunidade e visibilidade às mulheres em nossa categoria, no entanto, as condições para todo mundo precisam ser as mesmas, para ajuda-las a se desenvolver e a se testar contra quem já está no grid”, afirmou Jeff Dodds.
“Nós também reconhecemos que um teste não irá resolver uma questão longeva, mas temos que começar de algum lugar, sabendo que há um longo caminho a percorrer e garantindo que estamos tomando medida proativas e consistentes que continuarão a progredir”, completou o dirigente.