Lucas di Grassi renova com a ABT, que terá nova identidade na Fórmula E

Equipe alemã agora é sócia da Lola e troca powertrains da Mahindra pelos da Yamaha

Da redação

Lucas di Grassi renova com a ABT, que terá nova identidade na Fórmula E
Lucas di Grassi, ABT Lola Yamaha, Fórmula E
ABT

Lucas di Grassi foi confirmado nesta terça-feira (30) como piloto da ABT na temporada 2024/2025 da Fórmula E. Será a segunda temporada do campeão de 2016/2017 na equipe, que troca os powertrains da Mahindra pelos da Yamaha no próximo campeonato.

“A ABT é minha família”, diz Lucas, que faturou seu único título da categoria elétrica como piloto da equipe alemã. “Experimentei os melhores momentos da minha carreira lá e tenho total confiança nas pessoas que trabalham duro todos os dias para alcançar o sucesso – então, estou feliz que estamos enfrentando os novos desafios juntos.”

Além da renovação com Lucas di Grassi, o time alemão inicia uma joint-venture com a Lola e passa a se chamar ABT Lola. A fabricante britânica será parceira da Yamaha no desenvolvimento do trem de força, que já foi testado pelo brasileiro em junho na Inglaterra. No anúncio, Lucas di Grassi comemorou o acerto e celebrou o que considerou “um projeto muito interessante” por parte da ABT.

“Ele está sendo feito por pessoas que sabem o que é necessário para ter sucesso na Fórmula E, ao lado de duas marcas renomadas no esporte a motor, a Lola e a Yamaha, trazendo com elas uma rica herança no automobilismo e competência técnica”, afirma. 

“Sabemos que trabalhar com um novo fabricante traz muitos desafios. Isso torna ainda mais importante para nós termos Lucas, um piloto muito experiente, ao nosso lado. Além de outros membros permanentes da equipe”, destacou Thomas Biermaier, CEO da ABT.

O time ainda não definiu quem será o companheiro de Lucas di Grassi – o suíço Nico Müller vem dois campeonatos seguidos no time. Enquanto o cockpit segue vago, a escuderia trabalha para desenvolver um projeto competitivo, uma vez que somou apenas 56 pontos na disputa 2023/2024. Os testes coletivos da categoria acontecem em novembro, na Espanha.

“Ter um piloto com tanta experiência, habilidade e dedicação como Lucas é um grande impulso para nós, como novo fabricante que está ingressando no campeonato. Esses atributos, combinados com seu relacionamento existente com a ABT, fazem de Lucas a pessoa ideal para estar ao volante em nosso retorno ao automobilismo”, elogiou Mark Presto, diretor de automobilismo da Lola Cars. “Temos algumas semanas agitadas pela frente. Juntos, faremos tudo o que pudermos para ter sucesso o mais rápido possível”, concordou Lucas di Grassi.

Confira as equipes e os pilotos da temporada 2024/2025 da Fórmula E:

  • Jaguar: Mitch Evans (NZL) // Nick Cassidy (NZL)
  • Porsche: António Félix da Costa (POR) // Pascal Wehrlein (ALE)
  • DS Penkse: Jean-Éric Vergne (FRA) // Maximilian Günther (ALE)
  • Nissan: A definir
  • Andretti: Jake Dennis (GBR) // A definir
  • Envision: Robin Frijns (HOL) // A definir
  • Neom McLaren: A definir
  • Maserati: Stoffel Vandoorne (BEL) // Jake Hughes (GBR)
  • ABT Lola: Lucas di Grassi (BRA) // A definir
  • Mahindra: Nyck de Vries (HOL) // Edoardo Mortara (SUI)
  • ERT: A definir

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais