O E-Prix de São Paulo, realizado neste sábado (7) no Sambódromo do Anhembi, marcou um início eletrizante da temporada 2024/25 da Fórmula E, que terminou com a vitória do neozelandês Mitch Evans, que largou em último.
A primeira tentativa de largada foi cancelada quando todos os carros já estavam alinhados, para a retirada do carro de Robin Frijns, da Envision, que largaria na 13ª posição. O carro do piloto da Envision teve um problema no sistema de freios e ficou cora da corrida antes mesmo da largada.
E logo na segunda volta Jake Hughes e Nico Müller acabaram batendo ficando fora do restante da corrida, ocasionando a entrada do safety car.
Único brasileiro no grid, Lucas Di Grassi foi forçado a abandonar a corrida após o motor do seu carro ter quebrado na sexta volta e ficou muito irritado pela quebra logo na primeira corrida da temporada, chegando a afirmar que estava frustrado em entrevista para a Band.
Com pouco mais da metade da corrida passada, Jake Dennis, que foi o mais rápido no TL2, também teve que abandonar a corrida após ter um problema em seu carro e ficar parado em uma das zonas de escape da curva 1.
Tendo o carro de Dennis parado em uma zona de perigo, a direção de prova acionou a bandeira vermelha e a corrida ficou parada por cerca de 20 minutos, retornando com uma nova relargada parada.
Com a relargada e a briga intensa pelas primeiras posições, um grave acidente ocasionou uma nova bandeira vermelha na corrida.
Em disputa entre Nick Cassidy, da Jaguar, e Pascal Wehrlein, o piloto da Porsche acabou sendo jogado na grade de proteção e andando alguns metros de ponta cabeça na pista. Apesar das cenas fortes, Wehrlein disse estar bem pelo rádio.
Após 15 minutos, tivemos uma nova relargada, a terceira da corrida, e Mitch Evans e Antônio Félix da Costa travaram uma grande disputa pela liderança até a linha de chegada, com a vitória de Evans, mesmo tendo largado na última posição.
Classificação completa do E-Prix de São Paulo:
- Mitch Evans
- Antônio Félix da Costa
- Taylor Barnard
- Sam Bird
- Edoardo Mortara
- Norman Nato
- Nyck De Vries
- Sebastien Buemi
- Dan TickTum
- Stoffel Vandoorne
- Maximilian Günther
- Zane Maloney
- Oliver Rowland
- Nick Cassidy
Pascal Wehrley DNF
David Beckmann DNF
Jake Dennis DNF
Lucas Di Grassi DNF
Jake Hughes DNF
Nico Müller DNF
Robin Frijns DNS