Flamengo tem ano de “sina” de vices em temporada promissora

Segundo lugar na Copa do Brasil foi o quarto na temporada. Time ainda acumula cinco vices da Copa do Brasil

Da redação

Acostumados a fazer gozação com os rivais vascaínos, os rubro-negros provaram em 2023 o amargo gosto da “sina de vices”. Com o segundo lugar na Copa do Brasil deste ano, diante do São Paulo, o Flamengo acumulou o quarto vice-campeonato em temporada que parecia ser promissora.

A saga começou em janeiro, na derrota por 4 a 3 para o Palmeiras na Supercopa do Brasil, decisão que disputou na condição de campeão da Copa do Brasil do ano anterior.

Palmeiras foi campeão da Supercopa contra o Flemango (Foto: Agência Brasil)

Em fevereiro, o time, então comandado pelo português Vitor Pereira, perdeu a Recopa Sul-Americana para o Independiente Del Valle, do Equador. Na ida, fora de casa, o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0, mesmo placar da vitória na volta, no Maracanã. Na disputa de pênaltis, a equipe equatoriana levou a melhor, desbancando o todo favorito time carioca.

Virada no Fla-Flu e demissão

Apontado novamente como franco favorito no Campeonato Carioca, o Flamengo cumpriu o esperado e foi à final contra o Fluminense. A vitória na ida por 2 a 0 deixou o título encaminhado, mas uma surpreendente goleada de 4 a 1 na segunda partida, com atuação de gala do recém-repatriado Marcelo, levou o caneco para as Laranjeiras.

Neste momento, a crise que rondava a Gávea entrou de vez no clube, e Vitor Pereira foi demitido dois dias depois da derrota no Fla-Flu decisivo.

Queda para Al Hilal “modesto” e eliminação na Liberta

Reprodução/Flamengo

Entre alguns vices, o clube viveu pelo menos duas eliminações traumáticas e precoces. Primeiro no Mundial de Clubes, em fevereiro, quando o time caiu na semifinal para o ainda modesto Al Hilal, da Arábia Saudita, antes dos investimentos pesados em contratações internacionais. A derrota por 3 a 2 já era um sinal de que algo estava errado.

Em agosto houve a queda nas oitavas de final da Libertadores diante do Olimpia. E com virada. Depois de vencer no Maracanã por 1 a 0 e ampliar no início do jogo de volta para dois, a equipe, agora comandada por Jorge Sampaoli, praticamente assistiu ao time paraguaio virar para 3 a 1 e garantir a vaga nas quartas.

No Brasileirão, o Fla viu o rival local Botafogo disparar na ponta, e não teve fôlego para acompanhar como perseguidor. Esse papel ficou com outro rival interestadual, o Palmeiras, atualmente sete pontos atrás do Bota.

Cinco vices

Com o título do Brasileirão distante, as esperanças foram todas depositadas na Copa do Brasil. Mas após uma semana que o clube viveu o terceiro episódio de violência no ano, com a briga do vice de Futebol, Marcos Braz, com um torcedor em um shopping, o Flamengo foi superado pelo São Paulo, e ficou no “quase” pela quarta vez na temporada.

De quebra, o Flamengo ainda se tornou o recordista de vices na Copa do Brasil, com cinco – superando o Grêmio. Antes o Rubro-Negro perdeu as finais da competição para o próprio Tricolor gaúcho (1997), Cruzeiro (2003 e 2017) e Santo André (2004).

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.