Faixa, greve, Lara e "até a pé nós iremos": a história do hino do Grêmio

Saiba como foi criado um dos versos mais famosos do cancioneiro boleiro do Brasil

Por Matheus Monteiro

Faixa, greve, Lara e "até a pé nós iremos": a história do hino do Grêmio
Arena do Grêmio
Lucas Uebel

Nesta sexta-feira (15), o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense completa 120 anos de uma história gloriosa. E nela está um dos mais marcantes hinos do futebol brasileiro. Escrito na versão mais recente por Lupicínio Rodrigues, tem versos e trecho inspirados em uma faixa da torcida.

Até a pé nós iremos!

Iniciado com “até a pé nós iremos”, frase enraizada e marcante no futebol brasileiro, o verso nasceu de uma greve de motoristas de ônibus que se iniciou em 11 de junho de 1953. Dois dias depois, porém, o Imortal entrara em campo diante do Cruzeiro-RS, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Citadino, que ocorreu no Estádio da Baixada. Para acompanhar a vitória do Tricolor por 1 a 0, os torcedores precisaram ir a pé até o estádio, já que a greve seguia ativa.

Com o Grêmio onde estiver o Grêmio

Seguindo o hino, logo depois vem o verso “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, que também inspirou a Lupicínio. Um torcedor chamado Salim Nigri, que faleceu em 2010, aos 84 anos, costumava levar para a partida uma faixa com os dizeres “com o Grêmio onde estiver o Grêmio”, que foi apenas adaptada para rimar.

O craque imortal

Por fim, em uma das estrofes é citado “Lara, o craque imortal”, que foi herói no Gre-Nal Farroupilha, disputado em 22 de setembro de 1935 e vencido pelo Imortal. O goleiro Eurico Lara havia sido vetado por problemas médicos - inclusive com risco de morte. O arqueiro, porém, insistiu para entrar em campo e fez importantes defesas, mas foi substituído no intervalo e teve que ser encaminhado direto para o hospital, onde faleceu dias depois.

Confira o hino do Grêmio na integra:

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo e que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver

Cinquenta anos de glória
Tens imortal tricolor
Os feitos da tua história
Canta o Rio Grande com amor

Nós como bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver

Lara o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo e que nós estaremos
Com o Grêmio onde o Grêmio estiver

Mais notícias

Carregar mais