A declaração dada pelo técnico da seleção brasileira, Tite, sobre jogar em La Paz, a 3.600 metros acima do nível do ar, tem gerado polêmica no cenário internacional. Na noite desta terça-feira, o ex-presidente da Bolívia Evo Morales rebateu as declarações do comandante.
“Repudiamos que Tite, técnico do Brasil, diga que é 'desumano' jogar futebol em um lugar onde vivem milhões de pessoas”, escreveu Morales, em suas redes sociais.
O político também relembrou uma fala de Diego Maradona, ídolo da Argentina e um dos grandes jogadores do futebol mundial.
"A grandeza se reconhece nas palavras, por isso lembramos do maior, Diego Armando Maradona que disse: ‘você tem que jogar onde você nasceu, irmãos’", completou.
Entenda o caso
Na entrevista coletiva na segunda-feira (28), véspera do confronto contra a Bolívia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, Tite afirmou que a seleção brasileira não teria a mesma verticalidade em La Paz do que em outras partidas.
“A gente sempre tem uma expectativa, independentemente das adversidades colocadas. Não vai ter um time tão vertical como temos sido nos últimos jogos porque não permite, é desumano, não há essa condição”, disse o treinador.
“Teve uma época em que estava no Grêmio e fomos jogar contra o Bolívar. Não tinha a compactação da equipe. Atacávamos com quatro jogadores e deixávamos os outros na intermediária, porque era humanamente impossível. Claro que não vai conseguir colocar o mesmo ritmo, essa velocidade que a gente emprega nos jogos em casa ou em condições normais”, completou Tite.