O ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques é um dos responsáveis pelo projeto de um novo autódromo no estado de São Paulo, o Mantiqueira Speedway Club, circuito que está sendo construído na cidade de Tremembé (SP), a cerca de 140 km da capital. O conceito da pista, prevista para ser inaugurada em 2025, é de ser um clube de velocidade em que os entusiastas poderão usufruir de um traçado exclusivo todos os dias do ano.
O traçado terá extensão de 2.831 metros, em sentido anti-horário e com 15 metros de largura. Profissionais com experiência na F1 estão envolvidos no projeto: o trabalho de engenharia do circuito é conduzido por Luís Ernesto Morales, Presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA, e consultoria do próprio Tarso Marques, que também fará o desenho e conceito das garagens, boxes e fachadas dos projetos dos lotes do empreendimento.
“Eu realizei muitos sonhos ao longo da minha vida, mas havia um que sempre visualizei com muita intensidade: criar um lugar especial para os apaixonados por carros e automobilismo. Nosso intuito foi realmente criar um refúgio automobilístico exclusivo que une adrenalina e lazer familiar de maneira incomparável”, diz Tarso.
O embaixador do projeto revela que o objetivo do novo autódromo é ser um clube de diversão para famílias, pilotos, fãs e entusiastas de carros e corridas, em um conceito que já tem vários projetos de sucesso no exterior, sobretudo Europa, Japão e Estados Unidos, caso do The Thermal Club, palco de uma das provas da Indy neste ano.
“Imagine poder desfrutar de toda a infraestrutura de um clube, das pistas às áreas de lazer e ter a comodidade de um local moderno e uma garagem privada, tudo isso cercado pela beleza da Serra da Mantiqueira. É como você ter um autódromo no seu quintal, imagine você que adora carros esportivos ter um espaço para poder praticar o automobilismo de forma segura”, completa Tarso, lembrando que a pista fica a menos de 30 minutos de Campos do Jordão, um dos principais polos de turismo de São Paulo.
Outra vantagem é a localização em relação a capital paulista: apenas 140 km, podendo ser percorrido em menos de 1h30 de viagem. O projeto arquitetônico assinado por Alfredo Kobaz e o espaço também terá diversas outras atrações como kartódromo com 700 metros e um clube recreativo com piscina, spa, hangar, heliponto, car storage, sede com área comum, sala de jogos e vários outros centros de entretenimento.
“O Mantiqueira Speedway Club está sendo projetado para receber a homologação da FIA, sendo um circuito que poderá receber corridas de todas as categorias nacionais, como a Stock Car, Porsche Cup, Copa HB20, Nascar Brasil, entre outras. Vamos conversar com todos os promotores destas categorias para mostrar os detalhes do projeto e com certeza para o nosso automobilismo será uma ótima notícia, pois temos carência de espaços como este para a prática de nosso esporte”, explica Tarso.
O Mantiqueira Speedway Club tem 105 lotes de 1000m² para os associados, que, na aquisição do terreno, já ganha o direito de uso da pista de forma ilimitada. Também serão oferecidas 85 cotas para sócios com uso do autódromo, sem aquisição do lote. O empreendimento também terá um shopping com mais de 10.000m² construídos como parte da estrutura do clube, com concessionárias, bares e restaurantes.