O ex-jogador de futebol americano Brett Favre, um dos mais importantes do esporte nos últimos 30 anos, afirmou nesta terça-feira (24) que luta contra a Doença de Parkinson.
O ex-quarterback afirmou que sofre com a condição em um depoimento no Congresso dos EUA sobre o seu envolvimento em um esquema de desvio de U$ 77 milhões (cerca de R$ 420 milhões) de um fundo de assistência social no estado de Mississipi.
“Infelizmente, eu perdi o meu investimento em uma empresa que estava desenvolvendo uma droga revolucionária contra os efeitos das concussões que poderia ajudar os outros. Para mim, já é tarde demais, pois fui diagnosticado recentemente com Parkinson”.
Favre era o principal investidor externo da Prevacus, uma empresa farmacêutica. Ela foi acusada de desviar U$ 2 milhões (cerca de R$ 8,92 milhões) para pagar dívidas de apostas do dono da empresa. O jogador não foi indicado criminalmente.
Brett Favre é tido como um dos maiores nomes da história do futebol americano. Revelado em 1991, ele tem um título do “Super Bowl” e três títulos de melhor jogador da temporada. Ele se aposentou em 2010, sendo recordistas de múltiplas marcas, incluindo a de mais partidas consecutivas jogadas.
Nos últimos anos, o futebol americano lida com críticas envolvendo doenças mentais em ex-jogadores, resultado de múltiplas concussões.