Estevão, do Palmeiras, fez gol na vitória desta sexta-feira (8) e se tornou o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, com 12 gols. Como tem apenas 17 anos, o atacante está perto de virar o artilheiro mais jovem da história do Brasileirão.
Por enquanto o recorde pertence a um jogador pouco conhecido: Fernando Ferretti foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1968, que na época se chamava Taça Brasil. Ele fez 7 gols em 6 jogos pelo Botafogo, que foi campeão. Tinha 19 anos naquela oportunidade. Depois Fernando jogou por Santos, Vasco e Fluminense, entre outros clubes.
Muitos atacantes mais conhecidos foram artilheiros do Brasileirão aos 20 anos, como Roberto Dinamite (1974), Reinaldo (1977), Tulio (1989), Amoroso (1989) e Keirrison (2008). O Rei do Futebol, Pelé, foi artilheiro do Brasileirão pela primeira vez em 1961, quando tinha 21 anos.
Agora Estevão ficou mais perto de superar todos eles e comemorou a vitória do Palmeiras: "A gente tem trabalhado bastante. A gente sabe do momento que vive, mas trabalha bastante. A gente tenta reproduzir para dar alegria pro torcedor e para gente. Fico feliz com a vitória e por ter ajudado a equipe. Espero seguir esse caminho até o final", disse em entrevista ao Sportv.
Na artilharia do Brasileirão de 2024, Pedro é o jogador mais próximo de Estevão, com 11 gols, mas está lesionado e só voltará em 2025. Hulk é o 3º colocado, com 10 gols. E com 9 gols tem uma lista grande: Vegetti, Luciano, Lucas Moura, Yuri Alberto, Flaco López, Raphael Veiga e Alerrandro.