O sucesso de Bia Haddad dentro da quadra é inegável: ela é a atual número 21 do mundo e está nas quartas de final do US Open, que disputará nesta quarta-feira (4), às 13h (de Brasília), com acompanhamento do Band Placar. Fora da quadra, a tenista brasileira também tem ganhado cada vez mais espaço, atraindo muitos patrocinadores para o esporte.
Atualmente Bia tem pelo menos oito marcas parceiras, como Itaú Personnalité, Eqlibri, Asics, Bauducco, Chevrolet, Tiffany, Adcos e Stella. Chamou atenção por ser a primeira atleta brasileira, na história, a assinar com a Tiffany, uma empresa norte-americana de jóias de luxo.
Naturalmente esse sucesso comercial traz importantes ganhos financeiros para Bia. De acordo com uma estimativa do mercado de marketing, ela fatura entre R$ 4 e 7 milhões anuais com patrocinadores.
Além disso, Bia recebe as premiações pelos torneios que participa. Só no US Open deste ano, já faturou R$ 2 milhões. E de acordo com a plataforma oficial do próprio torneio, ela já ganhou R$ 36,5 milhões ao longo da carreira.
Opiniões de especialistas em marketing
Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports, entende que Bia passa uma imagem que interessa ao mercado publicitário.
"A Bia é uma das principais tenistas brasileiras de todos os tempos e vem alcançando conquistas e feitos maravilhosos, além de possuir uma imagem muito positiva tanto dentro quanto fora da quadra. Não à toa, é procura por tantas marcas expressivas", afirma ele.
Renê Salviano, CEO e fundador da Heatmap, agência especialista em marketing esportivo, destacou como as agências perceberam a boa fase de Bia nos últimos anos.
"Essas novas empresas perceberam de forma assertiva a ascensão de Bia, e elas estarão não apenas amplificando a exposição de suas marcas, mas também demonstrando apoio a uma atleta mulher em um momento importante em sua carreira", apontou ele.
Ivan Martinho, professor de marketing esportivo na ESPM, citou que a tenista une bons perfis "de atleta e pessoa" para atrair patrocínios.
"A evolução fantástica da Bia, alcançando feitos históricos para o tênis feminino brasileiro, sem dúvida tem dado a ela uma exposição muito grande na mídia, que, quando combinada com seu perfil de atleta e pessoa, se torna um ativo muito atrativo para marcas. A chegada de novas marcas era algo esperado”, conclui ele.
Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que comercializou pacotes de experiência para o US Open, disse que as vitórias nos Estados Unidos devem abrir ainda mais portas para Bia: "O US Open é um evento grandioso, tradicional e que reúne os melhores tenistas do mundo. Logo, destacar-se nessa competição é algo que traz muitos ganhos para os atletas: reconhecimento esportivo, premiação financeira e possibilidade de novos acordos de patrocínio. A Bia Haddad já vem numa crescente em termos de contratos com grandes marcas e, após essa campanha histórica, com certeza novas parcerias irão surgir".