Imagine ser uma das referências históricas de um país que, atualmente, exala crescimento econômico através de suas construções altamente luxuosas. Essa é a realidade do Souq Waqif, o mercado mais tradicional do Catar, que será sede da Copa do Mundo de 2022.
Considerado o coração cultural e social de Doha, Souq Waqif carrega consigo muita história. Conservado e revitalizado, ele é um antigo mercado onde os beduínos traziam suas mercadorias para trocar por itens essenciais. E como o local costumava ser inundado com o vai e vem da maré, os comerciantes trabalhavam em pé, em barracas inteiramente improvisadas. E assim se formou o nome Souq Waqif, onde “Waqif” significa “em pé” em árabe.
E para os milhões de turistas que irão passar pelo país antes e depois do maior evento de futebol do Mundo, o “mercadão” se torna uma grande atração. É um excelente lugar para realizar compras, desde nozes e frutas secas até as roupas mais tradicionais bordadas a ouro. Sem contar, é claro, do grande espaço destinado à falcoaria, o esporte mais praticado no Catar.
Flutuando pelo passado e presente, Souq Waqif mostra que o país tem diversas atrações para os amantes de futebol que irão curtir a Copa do Mundo em 2022.