A seleção espanhola enfrentou a Inglaterra neste domingo (20), venceu pelo placar de 1 a 0 e conquistou pela primeira vez na história a Copa do Mundo Feminina. A partida foi disputada em Sydney, na Austrália. Depois de 16 anos, uma seleção europeia voltou a vencer o Mundial feminino. A última conquista foi em 2007 com a seleção da Alemanha.
O primeiro tempo da partida foi bem equilibrado com três finalizações para cada lado. Logo aos dois minutos, as espanholas já chegaram com um lançamento na ponta direita para Salma Paralluelo, que tocou para trás e a bola sobrou nos pés de Ona Batlle. Ela tentou mandar a bola na área, mas acertou a defesa inglesa.
Mas foi a Inglaterra que teve a primeira finalização da partida. Com uma cobrança rápida pela direita, a bola sobrou nos pés de Alessia Russo, que apesar da marcação arriscou o chute, que a ficou nas mãos da goleira Cata Coll.
Aos 16 minutos a Espanha teve outra boa chance para abrir o placar, mas foi aos 28 minutos que as espanholas marcaram o único gol da partida. Abelleira lançou para Caldentey, que deixou rasteiro para Olga Carmona mandar cruzado no canto da rede. Na comemoração, ela fez uma homenagem para mãe de uma amiga, que morreu recentemente. A Espanha ainda acertou a trave no último minuto, com Paralluelo.
Na etapa final, a seleção espanhola chegou logo aos quatro minutos, mas foi parada nas mãos da goleira inglesa Mary Earps. Aos oito minutos, as Leoas reagiram e quase empatam a partida, mas Chloe Kelly estava impedida.
Aos 18 minutos, a árbitra Tori Penso checou o toque de mão da inglesa Keira Walsh. No lance, Caldentey entrou na área com a bola, que subiu na altura dos joelhos das jogadoras e bateu na mão de Walsh. Pênalti para Espanha, que foi anunciado aos torcedores pelo sistema de som do estádio.
Jenni Hermoso cobrou o pênalti no lado direito do campo e a goleira Mary Earps encaixou a bola e defendeu. A camisa 1 saiu comemorando.
Com 29 minutos, a atacante inglesa Lauren James recebeu a bola, entrou na área e chutou, mas a goleira espanhola Cata Coll esticou o braço e mandou a bola para escanteio. Já se aproximando do final da partida as duas equipes tiveram outras chances. O segundo tempo teve 13 minutos de acréscimos.
A goleira espanhola Cata Coll segurou o último toque de bola e árbitra Tori Penso apitou o fim da partida.