A etapa do Velopark na temporada 2024 da Stock Car foi disputada nos dias 7 e 8 de setembro. Gianluca Petecof venceu a sprint e Felipe Baptista levou a corrida principal. Mas um problema na classificação mudou os resultados daquele final de semana.
Os tempos de Rafael Suzuki (TMG) e Enzo Elias (Crown Racing), chamaram a atenção. Chovia em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, e a diferença do pole position Suzuki para o terceiro colocado foi de pouco mais de 0.8s. Enzo foi segundo, quase 0.7s à frente do mesmo adversário.
Esta vantagem nos tempos é bastante incomum na Stock Car, o que levantou suspeitas em outros times.
A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) recolheu os pneus dos dois carros e também dos respectivos companheiros – Felipe Massa e Felipe Baptista. Vale lembrar que as duas equipes dividem a mesma oficina na cidade de Americana (SP).
As amostras foram enviadas à sede da Hankook, na Coréia do Sul, para inspeção. O laudo ficou pronto no último dia 31 e foi constatada uma adulteração nas características físicas e químicas dos compostos, o que contraria o artigo 15.5 do regulamento técnico da categoria.
Em nota, a TMG assegurou que não utilizou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o regulamento técnico. Disse também que conversou com Hankook, CBA e Vicar, a empresa promotora da Stock Car, para esclarecer tecnicamente o que foi feito, e mostrou que o processo não é proibido pelo regulamento.
De acordo com o regulamento da Stock Car, é proibido o uso de substâncias que alterem as características físicas, químicas e mecânicas dos pneus. Sendo assim, Rafael Suzuki, Enzo Elias, Felipe Baptista e Felipe Massa foram desclassificados da etapa do Velopark.
As equipes vão recorrer da decisão. A Crown defende que o processo realizado nos pneus da etapa do Velopark não é expressamente proibido pelo regulamento, e apesar de respeitar a decisão, reforçou que vai entrar com recurso. Segundo as equipes, os quatro pilotos não sabiam dos procedimentos.
Com as punições, a tabela de classificação muda, principalmente na disputa pelo título. Felipe Massa, que era o líder, cai para terceiro, com 738 pontos. Felipe Baptista, que estava neste posto, despenca para oitavo, com 716. Rafael Suzuki caiu de oitavo para nono, e Enzo Elias deixou a 10ª colocação e agora é o 12º.
Gabriel Casagrande, atual campeão, é o novo líder, seguido de perto por Ricardo Zonta, faltando duas etapas – ou quatro corridas – para o fim da temporada.