Equipe de Michael Jordan anuncia processo contra o CEO da Nascar

23XI Racing, em ação conjunta com a Front Row Motorsports, cobra maior participação nos lucros da categoria

Da redação

23XI Racing e Front Row Motorsport lideram movimento contra acordo da Nascar com equipes
23XI Racing

Duas equipes da Nascar anunciaram nesta quarta-feira (2) a decisão de processar o CEO da categoria, Jim France. Entre os principais líderes do protesto, destaque para Michael Jordan, ídolo da NBA e um dos proprietários da equipe 23XI Racing.

Em comunicado conjunto, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports criticaram a administração da competição, questionando um possível monopólio financeiro dos próprios dirigentes em detrimento de equipes e pilotos. A ideia é que as equipes recebam uma fatia maior dos lucros da competição.

“Compartilhamos a paixão pela corrida, a emoção pela competição e a vitória. Fora das pistas, dividimos a crença de que mudanças são necessárias no esporte que amamos. Juntos, trouxemos este caso antitruste, para que as corridas possam se tornar um esporte mais competitivo e justo de maneiras que beneficiem equipes, pilotos, patrocinadores e, o mais importante, os fãs”, diz o texto.

Jim France assumiu o cargo de CEO da Nascar em 2018, após a prisão do antigo ocupante no cargo, seu sobrinho Brian France. Jim é filho do fundador da categoria, Bill France, que comandou a disputa entre 1948 e 1972 – a partir daí, o comando passou para outro filho, Bill France Jr, diretor executivo entre 1972 e 2000.

De acordo com o modelo de negócios, a família France controla os lucros da operação. As equipes atuam como franquias e não possuem participação administrativa na competição, recebendo apenas parte dos lucros dos direitos de TV, por exemplo.

O mais recente acordo comercial entre Nascar e equipes foi assinado em setembro. A 23XI Racing e a Front Row Motorsports, não assinaram.

“Todo mundo sabe que eu sempre fui um competidor ferrenho, e que o desejo de vencer é o que move a mim e a toda a equipe 23XI a cada semana na pista. Eu amo o esporte das corridas e a paixão de nossos fãs, mas a maneira como a Nascar administra hoje é injusta com equipes, pilotos, patrocinadores e fãs. As ações de hoje mostram que estou disposto a lutar por um mercado competitivo, no qual todo mundo vence”, afirmou Michael Jordan em comunicado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.