Entenda a questão do Enem que juntou Fluminense e racismo

Exame Nacional do Ensino Médio citou música do Fluminense em provocação ao Flamengo para tratar sobre racismo

Da redação

Enem usou Fluminense como exemplo para falar sobre racismo; entenda
Divulgação

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 aplicada no último domingo (5) abordou o racismo e o revisionismo de termos racistas. Como exemplo e contexto, a questão citou um canto da torcida do Fluminense em provocação ao rival Flamengo.

A pergunta foi a seguinte. "A torcida do Fluminense inicia um movimento para mudar a letra de uma das músicas mais populares das arquibancadas tricolores. Grupos pedem a remoção do termo 'mulambo imundo', em uma provocação direta ao Flamengo. Mulambo é um termo que surgiu em Angola, na época da escravatura, e eles eram chamados de mulambos pelos senhores de engenho, os patrões das fazendas. Qual mudança no comportamento social a proposta reportada no texto reflete?".

Em correção da prova, professores do Objetivo confirmaram que a alternativa correta era a 'letra C': "Condenação do preconceito racial". Eles explicam:

O termo mulambo revela conotação fortemente preconceituosa e remonta a história da escravidão no Brasil. A proposta de removê-lo resulta de uma alteração no entendimento e comportamento social que reflete justamente a condenação do preconceito racial - professores do Objetivo.

“O uso mais comum da expressão mulambo pode ser considerado racista, já que ela foi bastante explorado tanto na escravidão quando no pós”, afirmou o doutor em linguística Gabriel Nascimento, em entrevista ao ‘g1’.

Foto: Reprodução/Objetivo

Música do Fluminense com termo racista

Nós enchemos jogo às 11 da matina, ô, ô, ô
Nós calamos a la 12 na Argentina, ô, ô, ô
Nossa torcida canta e pula o jogo todo
Não é pequena como a do Botafogo
Vascaíno, são paulino e palmeirense
Nunca fizeram uma festa como a gente

E pra você flamenguista me escuta!
Mulambo imundo, filha da p*!
Mulambo imundo, filha da p*!

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.