O técnico Dorival Júnior prometeu que o Brasil estará na final da Próxima Copa do Mundo, que será disputada em 2026. A declaração foi dada na tarde desta quinta-feira (1), após a primeira convocação do treinador desde que assumiu a Seleção Brasileira.
“Eu não tenho dúvidas que nós estaremos presentes numa decisão de Copa. Nosso trabalho será voltado a isso. Eu tenho uma confiança muito grande.”
O desafio imposto por Dorival ocorre após a Seleção ter o pior desempenho em mais de 80 anos em 2023. Foram apenas três vitórias, um empate e cinco derrotas no ano passado, com o aproveitamento de 37% sendo o pior desde 1940.
“Não penso a longo prazo porque aprendi assim no Brasil. Eu fui formado e forjado dentro de competições em que você tem que ganhar, se não o seu caminho está totalmente complicado”, disse o treinador.
Antes da Copa do Mundo, o treinador terá que pensar em jogos mais próximos. Os 26 nomes chamados nesta quinta jogarão os amistosos contra Inglaterra e Espanha, que serão jogados nos dias 23 e 26 de março. Além disso, o técnico terá ainda esse ano a Copa América, que terá o pontapé inicial no dia 14 de junto.
Apesar disso, Dorival garante que todos esses desafios serão apenas preparação para o Mundial, reforçando que o objetivo é estar no estádio Metlife, em Nova York, no dia 19 de julho de 2026, quando será jogada a decisão da próxima Copa.
“Para mim, o campeonato é esse. Nós estaremos daqui a pouco numa final de Copa de Mundo. Eu me programei para esse momento. Podem ter certeza que nós vamos alcançar.”
Convocação com Paquetá e novidades
Entre os destaques da primeira convocação de Dorival, estão a volta de Lucas Paquetá, que vem sendo investigado pela federação inglesa de futebol (FA) por possível envolvimento em apostas esportivas, os são-paulinos Rafael e Pablo Maia e o zagueiro Murilo, do Palmeiras.
Goleiros
- Bento (Athletico-PR)
- Ederson (Manchester City)
- Rafael (São Paulo)
Laterais
- Danilo (Juventus)
- Yan Couto (Girona)
- Ayrton Lucas (Flamengo)
- Wendell (Porto)
Zagueiros
- Beraldo (PSG)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Murilo (Palmeiras)
Meio-campistas
- André (Fluminense)
- Andreas Pereira (Fulham)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- João Gomes (Wolverhampton)
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Pablo Maia (São Paulo)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Savinho (Girona)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)