João Fonseca se consolidou como promessa do tênis mundial, neste domingo (22), ao vencer o Next Gen Finals. Mas o brasileiro já é visto como promissor há muito tempo. Gustavo Kuerten, o Guga, já exaltou o jogador. E ele tem um histórico curioso de imagens com Rafael Nadal.
Elogios de Guga
Fonseca tem apenas 18 anos e não viu Guga jogar, mas o admira e usa como inspiração para criar metas: "Ele me inspira, é onde eu quero chegar também: ser número um do mundo e quero ganhar um Grand Slam", disse em entrevista ao Uol, nesta semana.
Recentemente, em entrevista à Exame, Guga elogiou João. Disse que ele pode até superá-lo: "Ele tem um potencial gigantesco e vem numa curva de crescimento impressionante. Seria lindo ter um brasileiro novamente com essas pretensões, como está acontecendo com a Bia Haddad Maia. Tem total potencial para fazer muito mais história do que eu e chegar ainda mais longe. Claro que no esporte nada é garantido, mas o nível que o João está atingindo é comparável ao dos ícones mundiais. Isso é superpositivo".
Fotos com Nadal
João tinha uma foto com uma lenda do tênis, Rafael Nadal, desde quando era criança. Em 2010, durante a Copa do Mundo na África do Sul, a mãe do brasileiro, Roberta, "tietou" o espanhol. Nesta semana, Nadal acompanhou o Next Gen de perto e posou para fotos com João, inclusive junto com Roberta.
Depois que o brasileiro foi campeão, Nadal publicou outra foto apenas com o brasileiro e escreveu "parabéns João" na legenda.
Resultados de João Fonseca
João chama atenção desde cedo. Em 2023 ele competia no juvenil e venceu o Aberto dos Estados Unidos. Assumiu a liderança do ranking mundial juvenil e terminou no topo.
Em 2024, João começou a se consolidar entre os profissionais. Chegou nas quartas de final do Rio Open e, com isso, se tornou o brasileiro mais jovem a atingir essa etapa de um torneio da ATP. Também é o atleta mais jovem a chegar nessa fase desta competição.
Em agosto, o brasileiro conquistou seu primeiro título de challenger, em Lexington, nos Estados Unidos.
Next Gen Finals
João Fonseca se classificou para disputar o torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo. Ele entrou como o atleta de ranking mais baixo da competição e caiu em um grupo difícil. Na primeira rodada, já passou pelo francês Arthur Fils, número 20 do mundo. Depois superou Learner Tien, que chegaria na final. E também passou por Mensik. Na semi, João atropelou o francês Van Assche. E a decisão foi com vitória de virada sobre Tien.
João é o terceiro tenista a conseguir esse título com 18 anos. Os outros dois estão entre os principais atletas da atualidade: Jannik Sinner, atual número 1 do mundo; e Carlos Alcaraz, número 3 do mundo.