O editor-chefe da revista “France Football”, Vicent Garcia, analisou as questões que podem ter tirado a Bola de Ouro das mãos de Vinícius Jr. na última segunda-feira (29).
Em entrevista para a TV “L’Equipe”, dona da publicação francesa, Garcia disse que a presença de colegas do Real Madrid podem ter prejudicado as chances do brasileiro, já que eles “roubariam” pontos do atacante.
“Vinicius sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top-5, porque isso o custou alguns pontos. Isso é fruto da temporada do Real Madrid, que colocou quatro ou cinco jogadores na lista, dividindo os pontos entre eles e beneficiando Rodri”, explicou o editor.
O espanhol Rodri, do Manchester City, acabou ganhando o prêmio de melhor jogador da última temporada, causando revolta nos torcedores brasileiros e no Real Madrid, que boicotou a premiação.
Jornalistas dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa vota no “Top 10” de uma lista envolvendo 30 nomes. O primeiro colocado recebe 15 pontos, ou seguintes 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. Quem tiver a maior pontuação somada acaba levando o troféu.
O jornalista Bruno Porzio, de El Salvador, por exemplo, disse que nem votou em Vini no top 10, afirmando que ele não tem fair play (um dos critérios da votação) e só joga em uma região do campo.