A Fórmula E desembarca no México, neste fim de semana, para a segunda etapa da temporada 2024/2025. E foi justamente na capital mexicana em que aconteceu a chegada mais apertada da história da história da categoria elétrica, em 2016. Este evento icônico é lembrado não apenas pela emoção na pista, mas também pelos acontecimentos fora dela, que acabaram definindo o resultado da corrida.
O Cenário
O ePrix do México de 2016 foi realizado no famoso Autódromo Hermanos Rodríguez, adaptado para a Fórmula E. A corrida foi marcada por disputas intensas entre os principais pilotos da temporada, com Lucas di Grassi, Sébastien Buemi e Jérôme d'Ambrosio desempenhando papéis de destaque.
Di Grassi vence, mas é desclassficado
Lucas di Grassi, então piloto da Audi Abt Schaeffler, inicialmente cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com uma performance impecável que parecia lhe garantir a vitória. Porém, logo após a bandeirada, foi identificado que o carro de Di Grassi estava abaixo do peso mínimo regulamentar, resultando na sua desclassificação.
Com a desclassificação de Di Grassi, a vitória foi oficialmente concedida a Jérôme d'Ambrosio, da Dragon Racing. Ele havia resistido bravamente às investidas de Sébastien Buemi nas voltas finais, garantindo a posição por uma margem incrivelmente estreita de apenas 0,106 segundos. Esta diferença permanece como a menor da história da Fórmula E até o momento.
O Duelo Final
Nas últimas voltas, Buemi, então piloto da Renault e.Dams e líder do campeonato, pressionou D'Ambrosio de forma intensa. O suíço tentou várias ultrapassagens, mas D'Ambrosio defendeu sua posição com maestria, utilizando sua experiência e habilidade para manter Buemi atrás, mesmo com pneus desgastados e em condições difíceis.
A chegada mais apertada da história
A vitória de D'Ambrosio foi um marco na Fórmula E. Além de ser uma das chegadas mais emocionantes da categoria, destacou a imprevisibilidade característica da competição. A diferença de 0,106 segundos mostrou como cada detalhe importa em corridas elétricas, onde a gestão de energia, estratégia e habilidade desempenham papéis cruciais
Essa corrida foi um exemplo clássico de como a Fórmula E proporciona momentos marcantes, e o ePrix da Cidade do México de 2016 será sempre lembrado como uma das corridas mais espetaculares da história do automobilismo elétrico.
Fórmula E México: onde assistir, datas e horários
A Fórmula E tem transmissão da Band, na TV aberta, do BandSports, na TV fechada, do Band.com.br e do Bandplay nas plataformas digitais.
Sessão | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre 1 | Sexta-feira | 20:00 | Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube |
Treino Livre 2 | Sábado | 10:30 | Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube |
Classificação | Sábado | 12:40 | Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube |
Corrida | Sábado | 17:05 | Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube |
Classificação da Fórmula E
Com apenas uma prova realizada na temporada de 2025, Mitch Evans, da Jaguar, lidera com 25 pontos, seguido pelo piloto da Porsche, António Félix da Costa, com 19. O piloto da Mclaren, Taylor Barnard, vem na terceira colocação com 15 pontos. Lucas Di Grassi, da Lola Yamaha, é o único brasileiro do grid e busca seus primeiros pontos este ano.