Na última quinta-feira, 24, Douglas Souza, jogador de vôlei, anunciou em suas redes sociais a sua aposentadoria da seleção brasileira precoce, aos 26 anos. O atleta afirmou que decisão foi tomada em 2018 e a saúde mental foi ponto principal para tomada de decisão.
Na seleção há 10 anos, Douglas disse que em 2016 seu corpo começou a dar sinais de que precisava desacelerar e com a rotina intensa entre clube e seleção o impedia de fazer isso.
“Chegou um ponto, em 2016, em que minha mente e meu corpo começaram a dar alguns sinais de que precisava dar uma diminuída no ritmo. Era seleção, clube. A gente não tem férias e é muito difícil a gente ter um tempo para nossa família, nossos amigos, que são coisas muito importantes para mim”, afirmou.
Segundo o atleta, decisão foi tomada em 2018 após perceber piora em sua saúde mental e partidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 marcaram sua despedida da seleção, que ficou em quarto lugar na edição.
“Em 2018 eu bati o martelo junto com meu empresário. Falamos juntos que era o ideal eu terminar o ciclo olímpico, ou seja, eu ia até Tóquio e depois disso eu ia me aposentar, porque precisava cuidar de mim. Pela minha saúde mental, eu decidi encerrar o meu ciclo na seleção no ano passado já para cuidar de mim”, afirmou.
Apesar de deixar a seleção, Douglas continuará atuando por clubes. Atualmente, ele está na cidade de São Paulo e afirmou estar em processo de negociação com equipes da cidade, além de ressaltar que está muito feliz com a decisão.
"Estou muito feliz com essa decisão, e vou seguir jogando no clube. A gente está negociando com os clubes de São Paulo. Eu optei por jogar em São Paulo mesmo sabendo que os clubes de São Paulo não tinham tanto investimento, não têm tanto dinheiro para oferecer", finalizou.
Douglas Souza se tornou em 2021 um fenômeno nas redes sociais ao compartilhar detalhes sobre os Jogos Olímpicos. O atleta chegou a bater 2 milhões de seguidores no instagram.