Do WhatsApp à liderança da Série A: como Marcelo Paz virou "o melhor CEO de futebol do Brasil"

CEO do Fortaleza conta como entrou no mundo do futebol e fez história, tirando o time da Série C e colocando em competições internacionais

Por Allan Brito

Recentemente Marcelo Paz, do Fortaleza, foi eleito pela Conafut (Conferência Nacional de Futebol) o melhor CEO de futebol do Brasil. Hoje é fácil notar essa capacidade de Paz como diretor - o Fortaleza conquistou títulos regionais, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2023 e até liderou o Brasileirão de 2024 no último sábado (17). Mas nem sempre foi assim. Paz começou a carreira quando o time estava na Série C. E a primeira contribuição dele para o clube foi através de um grupo de WhatsApp. Depois começou a conquistar cargos até virar CEO (Chief Executive Officer).

O pai de Paz era professor de física. A mãe era funcionária pública. Então ele não nasceu dentro do mundo do futebol. Mas herdou a paixão do pai, Mardônio Paz, que criou uma escola no Ceará e sempre incentivou o esporte.

Eu tive essa influência direta dele, de gostar de futebol. E sempre fui alucinado por futebol desde criança. Eu jogava futebol, jogava futebol de botão, jogava videogame de futebol. Dividia os bonecos como times. Colecionava a revista Placar e álbuns de figurinha, então sempre tive essa ligação muito forte

A profecia

Paz tentou ser jogador e até passou pelas categorias de base do Fortaleza. Mas preferiu fazer faculdade de administração, por entender que essa era a vocação dele. Passou a trabalhar com o pai inicialmente e seguiu a carreira como empresário. Mas nunca esqueceu a paixão pelo futebol. Enquanto ainda estava longe do Fortaleza, fez uma “profecia”.

Em 2012, em um curso de atualização para empresários, tinha uma atividade para escrever como seria a nossa vida daqui a 50 anos. E eu escrevi que fui presidente do Fortaleza e ajudei o time a participar de títulos nunca antes alcançados. Eu meio que profetizei ali

O grupo de WhatsApp

Os caminhos de Marcelo Paz e do Fortaleza se encontraram novamente graças a um grupo de WhatsApp. “Em 2014 a gente amargava os anos de Série C e eu queria ajudar o clube de alguma maneira. Então passei a participar de um grupo de WhatsApp, chamado ‘Confraria Tricolor’, que era de pessoas que ajudavam o Fortaleza financeiramente mesmo. Tinha uma mensalidade que a gente pagava, e a Confraria repassava pro clube”.

Entre 2013 e 2014, Marcelo Paz foi comentarista de alguns jogos de futebol na TV Verdes Mares e no canal Esporte Interativo. Ele também fazia esses comentários no grupo “Confraria Tricolor” e se destacava. Segundo ele, isso influenciou para que ele fosse indicado para assumir o cargo de diretor de futebol em 2015.

“O Jorge Mota era apoiado pela Confraria e ganhou a eleição. E aí a Confraria, através do Jonas Carlos, me indicou para ser o diretor de futebol. Eu tinha 31 anos e, no começo, o Jorge disse que eu era muito novo e tal. Mas a gente trabalhou junto muito tempo e hoje somos amigos”, conta Paz.

Logo depois Paz virou vice-presidente de futebol e ajudou a tirar o Fortaleza da Série C. Na sequência assumiu como presidente e começou a caminhada mais conhecida, que já resultou em 9 títulos: 1 da Série B, 3 da Copa do Nordeste e 5 estaduais, além de boas campanhas na Libertadores, Sul-Americana, Brasileirão e Copa do Brasil.

Questionado se teve algum presidente de clube que lhe inspirou, Marcelo Paz apontou três nomes: “O Bandeira de Mello fez um trabalho muito bom, porque ele reorganizou o Flamengo. Profissionalizou e trouxe gente competente para o lado dele. Um dirigente que admirei muito também foi o Fernando Carvalho, do Internacional, por tudo que ele fez. E o Petraglia, do Athletico-PR, que pra até hoje é uma grande referência. A gente pode até fazer um paralelo com o Fortaleza, porque é um clube que não está nos grandes centros e que, quando ele assumiu, lá em 1995, também enfrentava muitas dificuldades”.

Filhos, esposa e a política

Quando não está trabalhando para o Fortaleza, Marcelo Paz diz que tem um hobby preferido: “O que eu mais gosto de fazer hoje é estar com meus filhos, né? Eu tenho um filho de 16 anos, do primeiro casamento, o Marcel, um menino maravilhoso. A gente tem uma afinidade muito grande. É meu companheiro de jornada desde a série C. Sempre esteve comigo acompanhando junto. E tem dois filhos pequenos maravilhosos, o Mateo, de 2 anos e 6 meses, e a Marcela, de quatro meses. Então estou vivendo a paternidade na plenitude”.

Mas Paz ainda encontra tempo para outras atividades. Ele contou que ainda joga futsal com amigos e gosta de sair para restaurantes e shows com a esposa, Jade Romero, que é vice-governadora do Ceará.

Pela proximidade da esposa com a política, Marcelo Paz já recebeu convites para virar político também. Muitos dirigentes do futebol já fizeram esse caminho, mas ele descarta. “Já recebi muitos convites para a política em diversas situações, mas nunca me seduziu. Nunca me filiei a nenhum partido e posso dizer que lá em casa quem é da política é a minha mulher. Então pronto, já está resolvido isso”.

SAF, CEO e segunda maior evolução do país

Marcelo Paz seguiu como presidente do Fortaleza até 2023, quando o clube criou uma SAF. Por enquanto essa SAF não foi vendida. Mas houve uma mudança na administração: Alex Santiago passou a ser o presidente da associação, enquanto Paz é o CEO da SAF.

E dessa forma o Fortaleza continua colhendo reconhecimento: um estudo divulgado pela consultoria Sports Value, nesta semana, aponta que o Fortaleza é o segundo clube com maior evolução do Brasil nos últimos quatro anos, com crescimento de 150% - fica atrás apenas do Red Bull Bragantino. Outro dado significativo do estudo foi quanto à expansão do valor de marca, avaliada em R$ 287 milhões, com crescimento de 252% nos últimos quatro anos.

"É muito bom quando um estudo externo é feito e atesta o que estamos conseguindo executar no Fortaleza, que eu chamo do princípio da eficiência. É fazer mais com menos e melhor, com os recursos menores, mas dificuldades logísticas maiores, conseguindo entregar o resultado esportivo acima do esperado”, comemorou Paz.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.