
Depois de uma péssima atuação que resultou em uma derrota acachapante por 3x0 para o Barcelona em Guayaquil, no Equador, o Corinthians precisará de um feito raro para conquistar a vaga definitiva na Libertadores: vencer por quatro gols de diferença para avançar direto ou devolver a diferença aos equatorianos e levar a decisão para os penais.
O Timão precisou correr atrás do placar em uma fase mata-mata do torneio continental em 12 oportunidades, mas só conseguiu a classificação uma vez: em 2000, quando passou pelo Rosario Central, da Argentina, nos pênaltis depois de devolver o mesmo 3 a 2 que levou na primeira partida pelas oitavas de final. Naquele ano, o Corinthians caiu para o Palmeiras nas semis. O rival, por sua vez, foi derrotado pelo Boca Juniors na grande final.
Outro desafio que o Corinthians terá de superar é o fato de nunca ter vencido por quatro gols sob comando de Ramón Diaz. A maior goleada aplicada pelo clube com o argentino no banco ficou ainda em três gols de diferença: 5 a 2 contra o Athletico-PR pelo Brasileirão, num duelo que marcou a remontada do time do Parque São Jorge na luta contra a degola.
Corinthians e Barcelona de Guayaquil decidem quem avança para a fase de grupos da Libertadores na próxima quarta-feira (12), às 21h30 na Neo Química Arena. Mas antes o time alvinegro terá outra decisão: no domingo, encara o Santos por uma vaga na final do Campeonato Paulista.