Lucas Moraes quebra tabu e vence etapa do Dakar 2024 entre os carros

Vitória é a primeira de um piloto do Brasil na categoria carros da prova

Da redação

Lucas Moraes quebra tabu e vence etapa do Dakar 2024 entre os carros
Vitória é a primeira de um piloto do Brasil na categoria carros da prova
MCH Photo/TGR

O brasileiro Lucas Moraes venceu nesta segunda-feira (8) a terceira etapa do Rally Dakar 2024, entre as cidades de Ad Dawadimi e Al Salamiya, na Arábia Saudita.

É a primeira vez que o Brasil conquista uma vitória na competição entre os carros. É também a primeira vitória de Moraes, que disputa a categoria T1+ (protótipo cross-country 4x4) entre os carros, vence uma etapa do Dakar.

Acompanhado do navegador espanhol Armand Monleon, o brasileiro completou a especial de 733 km (447 km de trecho cronometrado) com o tempo de 4h14min51, assegurando o primeiro lugar do dia entre os carros.

“O Dakar é extremamente duro com o carro todo, mas os pneus sofrem demais. E poupar pneus e o carro é uma das principais estratégias para chegar bem na corrida. Não é fácil – todo mundo quebra ou tem pneus furados. Mas hoje nós conseguimos fazer uma corrida ‘limpa’ e com boa velocidade o tempo todo. A navegação do Armand foi perfeita e permitiu que não perdêssemos tempo em nada. Vimos outros competidores perderem posição porque tiveram pneus furados, ou erraram. Nós, felizmente, conseguimos juntar todas as peças desse quebra-cabeça, o que nos deu esse resultado”, analisou Lucas Moraes.

A vitória veio ainda em um momento peculiar: o piloto brasileiro se recupera de uma forte gripe durante o Dakar, enquanto acompanha notícias da filha internada com uma faringite. “No começo, a condição dela nos assustou. Foi difícil, como pai, ficar aqui, mas os médicos disseram que tudo correria bem. Agora ela já está bem melhor e a previsão é de que amanhã (terça, 9) já saia do hospital e vai pra casa. É, então, um dia duplamente feliz”, explicou.

Na disputa geral dos carros, o segundo lugar da etapa desta segunda-feira ficou com os suecos Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, da T1.U (“ultimate” protótipo cross-country), que completaram a especial em 4h15min00.

Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk, que completaram a distância em 4h16min00, ficaram com o segundo lugar na T1+, a terceira colocação geral. Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, no terceiro lugar da T1+, marcaram 4h16min24.

Na classificação geral do Dakar 2024, Al Rajhi e Gottschalk lideram a categoria carros com o tempo acumulado de 13h07min29. Lucas Moraes e Armand Monleon estão na segunda posição da T1+ e na quarta colocação geral, contabilizando o tempo acumulado de 13h16min46. Em 2023, o brasileiro foi o terceiro colocado geral, faturando o primeiro pódio do país na competição.

Confira os resultados do dia da categoria carros no Dakar 2024:

  1. Lucas Moraes/Armand Monleon (T1+): 4h14min51
  2. Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist (T1.U): 4h15min00
  3. Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (T1+): 4h16min00
  4. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (T1+): 4h16min24
  5. Romain Dumas/Max Delfino (T1+): 4h16min52

Mais notícias

Carregar mais