O Campeonato Brasileiro está na reta final, e com isso os torcedores já começam a fazer contas. Além do título e rebaixamento, há o sonho de disputar a Libertadores de 2025, e até nove clubes do torneio podem jogar a competição.
Tudo isso devido a Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo, que podem transformar o G-6, grupos dos seis clubes que vão disputar a competição continental, em até um G-9.
Os campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil conquistam uma vaga para o torneio, e, caso eles fiquem entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, o clube logo abaixo herda o passaporte via competição nacional.
Neste cenário, é possível que até três vagas sejam empurradas “para baixo”. O Botafogo é líder do Brasileiro, o Flamengo é o quinto colocado. Cruzeiro e Atlético-MG vivem situações mais complicadas, na oitava de décima colocação, respectivamente.
Mesmo se ficar no meio da tabela, o Galo ainda pode abrir uma vaga para a Liberta via Brasileiro. Se ele conquistar tanto a Copa do Brasil quando a Libertadores, não é o vice da competição nacional que ganha o direito de jogar o torneio da Conmebol, mas sim o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro.
Caso o Galo conquiste os dois torneios e ainda entre na zona de classificação, abriria duas vagas para os clubes abaixo (a da Libertadores e a da Copa do Brasil). Neste caso, o Brasileirão teria um G-9 com Cruzeiro e Galo campeões, e ambos no G-8.
Com isso, times em crise podem até sonhar em “salvar” a temporada. O Corinthians, por exemplo, lutou o torneio inteiro contra o rebaixamento, mas, no momento, está a cinco pontos do nono colocado, o Vasco.
Veja os diferentes cenários para a classificação da Libertadores via Campeonato Brasileiro em 2024
G-6
- Nenhum campeão na zona de classificação, e Atlético-MG não vencendo Libertadores e Copa do Brasil juntas.
G-7
- Apenas um dos campeões no G-6 e o Atlético-MG sem conquistar tanto a Libertadores quanto a Copa do Brasil.
- Todos os campeões fora do G-6, mas o Atlético-MG ganhando tanto a Libertadores quanto a Copa do Brasil.
G-8
- Se dois campeões ficarem na zona de classificação.
- Se o Cruzeiro ganhar a Sul-Americana e ficar na zona de classificação, com o Atlético-MG vencedor tanto a Libertadores quanto da Copa do Brasil, além de fora da zona de classificação.
G-9
- Três campeões na zona de classificação.
- Cruzeiro campeão da Sul-Americana e Atlético-MG da Libertadores e Copa do Brasil. Ambos terminando o campeonato na zona de classificação.