É nas pistas que os corredores de Fórmula 1 enfrentam os desafios dos circuitos, disputam posições e brigam pelo título. A cada temporada, emoções únicas são vividas e muitas delas ficam registradas em mensagens trocadas via rádio entre pilotos e equipes.
Por dentro das ondas do rádio da fórmula 1, 2, 3 testando…
A Fórmula 1 é a modalidade esportiva mais popular do automobilismo. Esse sucesso foi conquistado ao longo de mais de 70 anos de história e segue mobilizando apaixonados e admiradores pelo mundo que se identificam com as grandes disputas de velocidade travadas nas pistas.
Dos bastidores à técnica, há muito preparo envolvido antes de ouvir o ronco do motor. Acompanhar cada atualização, seja na aerodinâmica dos carros ou nas regras das temporadas, o que puder afetar o desempenho dos pilotos é significativo e determinante para as estratégias das equipes.
E, por falar em estratégia, a comunicação é um aspecto importante durante as etapas de treinos, classificação e corrida. Atualmente os rádios da F1 são ferramentas que permitem em tempo real que equipes se comuniquem com os pilotos, e fãs também podem ouvir. Mas nem sempre foi assim, se nos lembrarmos de quando a F1 começou a usar rádios.
Manter contato com um piloto de Fórmula 1, enquanto ele corre a mais de 300 km/h em uma pista de corrida, não é uma missão fácil. Foi em meados dos anos 80 que se deram os primeiros registros do uso de rádios na F1 com o objetivo de coordenar melhor os esforços de toda a equipe com os pilotos.
No início, a comunicação via rádio não era muito confiável e, em alguns casos, até atrapalhou a dinâmica entre corredores de Fórmula 1. Como em 1998, onde o filandês Mika Hakkinen recebeu uma mensagem da equipe orientando-o a parar. Porém, a mensagem era destinada a outro piloto e interferiu em sua frequência, fazendo com que ele entrasse nos boxes sem que sua equipe estivesse pronta.
Esse tipo de confusão é mais difícil de acontecer hoje em dia. Por outro lado, a disputa ganhou uma competitividade em novos “áudios”, com os desabafos e declarações polêmicas dos pilotos.
O que é dito nas pistas, todo mundo fica sabendo!
Acompanhar ao vivo as conversas dos pilotos durante as corridas certamente aproxima os fãs dos seus ídolos. Prova disso são os cortes de trechos dos áudios que viralizam nas redes sociais com as manifestações carregadas muitas vezes de polêmicas que esquentam a rivalidade.
Será que você está sintonizado nas comunicações entre pilotos, equipes e dirigentes da Fórmula 1? Separamos seis declarações para você tentar descobrir o autor participando do Quiz “Fórmula 1: Quem disse o quê?"
Quantas perguntas você consegue acertar? Faça o quiz abaixo e teste seus conhecimentos!
Um dos corredores que coleciona esses tipos de frases é Fernando Alonso. Na temporada de 2022, durante o GP da Bélgica, o espanhol esbravejou um "Que idiota!” ao colidir com Lewis Hamilton. Outro piloto que marcou sua voz nas transmissões de rádio foi Sebastian Vettel ao cantar em italiano "Un saluto a tutti voi a Maranello..." em sua despedida da Ferrari, no GP de Abu Dhabi, em 2020. Todo cantor, ele!
Há quem considere uma diversão ouvir essas conversas e há quem se incomode com a exposição dos áudios que são transmitidos para todo o mundo.
No caso de Nico Rosberg, resultou em punição de 10s no GP da Inglaterra, em 2016. Ele teria infringido a nova regra de comunicação pelo rádio da F1, que passou a proibir trocas de informações técnicas entre engenheiros e pilotos. Exemplo: “como proceder diante de uma falha?”
Em suma: as palavras têm poder na Fórmula 1. Seja para ajudar nas estratégias das equipes ou para apimentar a competição entre os pilotos, fato é que o rádio já faz parte da cultura desse esporte eletrizante.
E, para você: qual frase disparada entre corredores e equipes, via rádio, se tornou icônica?