Berço de Maradona e origem de esquerda: conheça o Argentinos Jrs, rival do Timão

Base frutífera rendeu apelido de "Celeiro do Mundo" ao Argentinos Jrs. Fausto Vera é cria de lá

Por Matheus Monteiro

Maradona comemorando no Argentinos Jrs
Divulgação Argentinos Jrs

Rival do Corinthians na Libertadores, o Argentinos Juniors é reconhecido pela capacidade de formar jogadores da base. O clube, que se intitula “O Celeiro do Mundo”, revelou diversos craques argentinos. Fausto Vera, meia do Timão, é da base do ‘Bicho’. Isso para ficar em um exemplo recente. O panteão de craques saídos do clube tem nomes que figuram entre os maiores da história do esporte.

A começar por Maradona, maior ídolo não só do clube, mas de toda a Argentina, que batiza o estádio Diego Armando Maradona, no bairro La Paternal, em Buenos Aires. O estádio conta inclusive com um memorial dedicado a El Pibe.

Mas a lista segue com Riquelme, Cambiasso, Redondo, Sorín e mais recentemente Nico Gonzalez e Mac Allister. Esses são apenas alguns revelados pelo Argentinos Jrs, que enfrenta o Corinthians nesta quarta-feira (19), na Neo Química Arena, pela Copa Libertadores. Para a sorte do Timão, nenhum desses estará em campo.

Inspiração no Partido Socialista

O clube foi fundado em 1904 por um grupo de estudantes, e foi batizado como Mártires de Chicago. O nome foi uma homenagem aos operários mortos na cidade de Chicago, no episódio que deu origem ao Dia do Trabalho em 1º de maio, data da fundação da equipe. Em agosto, o clube se fundiu com o Sol de la Victoria, inspirado em um hino socialista italiano.

O dia do trabalho foi marcado pela Revolta de Haymarket, onde trabalhadores da cidade estadunidense foram as ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como a diminuição da jornada laboral de 13 para 8 horas. 

Com a junção, o clube passou a se chamar Associação Atlética e Futebolística Argentinos Júnior de Villa Crespo. Porém, por se tratar de um nome muito longo, foi abreviado apenas para Associação Atlética Argentinos Juniors.

Seu apelido ‘Bicho’, ou “joaninhas”, como é tradicionalmente conhecido o inseto no Brasil, foi dado devido às cores vermelhas do seu uniforme. A cor foi escolhida por causa da simpatia dos sócios pelo Partido Socialista da Argentina.

Campeão da Libertadores

O clube conquistou a Copa Libertadores de 1985 em cima do América de Cali, da Colômbia, sendo até os dias atuais a sua maior conquista. No mesmo ano, o clube disputou a final Intercontinental contra a Juventus, da Itália, que possuía o atacante Platini.

O Bicho jogou de igual para igual e chegou a estar na frente no placar duas vezes, mas o jogo acabou empatado em 2 a 2. Na prorrogação, a igualdade persistiu, e a Juve levou a melhor nos pênaltis.

Entre os que desperdiçaram sus cobranças estava Sergio Batista. Revelado no clube, Batista seria campeão mundial, enfim, no ano seguinte, só que na Copa do México, com a Argentina, ao lado de outro cria do “Celeiro”: Maradona.

Ligação com o Corinthians

O Corinthians enfrentou o Argentinos Jrs somente uma vez. Foi em um amistoso em 1980, e o Timão venceu por 1 a 0, com gol do atacante Gil. A partida disputada no antigo estádio Vivaldão, em Manaus, que foi demolido em 2010 para a criação da Arena da Amazônia.

Recentemente o Corinthians adquiriu o meia Fausto Vera, vindo do clube argentino. A pedido do então treinador Vitor Pereira, o Timão desembolsou cerca de R$ 25 milhões mais metas por 70% do jogador. Desde então, o Argentinos faz diversas referências ao clube brasileiro em suas redes sociais.

Apesar da cordialidade nas redes sociais, chegou a hora do reencontro. Corinthians e Argentinos Juniors se enfrentam nesta quarta-feira (19), às 21h30, na Neo Química Arena. Ambos os times somam três pontos e lideram o grupo E da Libertadores. Quem vencer dá passo importante para se garantir nas oitavas.

A Rádio Bandeirantes transmite o jogo com narração de Ulisses Costa, comentários de Alexandre Praetzel e Ronaldo Giovaneli e reportagem de Pedro Ramiro.

Galeria de Fotos

Corinthians vs Argentinos Jrs: rival do Timão formou Maradona e tem origem de esquerda
1/10

Maradona comemorando com tradicional camisa do Argentinos Jrs.Divulgação Argentinos Jrs.
Famoso gol "La mano de Dios" no santuário de Maradona no estádio do clubeDivulgação Argentinos Jrs.
Trabalhadores do clube na construção do santuário para MaradonaDivulgação Argentinos Jrs.
"Terra de Deus", lista de feitos de MaradonaDivulgação Argentinos Jrs.
O santuário para Maradona no estádio do clubeDivulgação Argentinos Jrs.
A entrada do santuário no Estádio Diego Armando MaradonaDivulgação Argentinos Jrs.
Maradona inflável onde os jogadores entram em campo.Divulgação Argentinos Jrs.
Estádio Diego Armando MaradonaDivulgação Argentinos Jrs.
Diego Maradona, Claudio Borghi, Riquelme e Sergio Batista. Algumas das revelações do clube.Divulgação Argentinos Jrs.
A Libertadores de 1985, que o clube conquistou sobre o América de CaliDivulgação Argentinos Jrs.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.