Há um ano, Corinthians e Fortaleza fizeram a semifinal da Copa Sul-Americana, com vitória do time cearense. A partir desta terça-feira (17), os dois clubes vão duelar de novo, agora pelas quartas de final da Sul-Americana. E o Timão vai para o jogo com um time bastante modificado.
A escalação do Corinthians de 2023 que perdeu o jogo de volta, contra o Fortaleza, tinha Cássio, Fagner, Gil, Lucas Veríssimo, Fábio Santos, Maycon, Gabriel Moscardo, Rojas, Renato Augusto, Romero e Yuri Alberto.
Dos 11 titulares, apenas 3 ainda estão no clube: Fagner, Romero e Yuri Alberto. E talvez nem todos serão titulares nesta terça.
A provável escalação do Corinthians contra o Fortaleza tem Hugo Souza; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; José Martínez, Charles, Rodrigo Garro e André Carrillo; Talles Magno e Yuri Alberto.
E houve reformulação até entre os reservas. Bruno Méndez, Giuliano, Gustavo Mosquito e Wesley entraram naquele jogo do ano passado, mas agora estão em outros clubes. Matheus Bidu também entrou e segue no elenco em 2024, mas será desfalque por lesão.
E o Fortaleza, mudou de 2023 para 2024?
No jogo de volta, o Fortaleza derrotou o Corinthians com João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco, Zé Welison, Caio Alexandre, Yago Pikachu, Pochettino, Guilherme e Lucero no time titular.
Destes, apenas 2 saíram do Fortaleza: Caio Alexandre, hoje no Bahia; e Guilherme, hoje no Santos.
Mas isso não significa que o time será quase igual nesta terça. Alguns reforços chegaram, outros perderam posição, então uma provável escalação tem João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Felipe Jonatan, Hércules, Lucas Sasha, Pochettino, Pikachu, Breno Lopes e Lucero.
Entre os reservas utilizados em 2023, algumas mudanças: Lucas Sasha, Pedro Augusto e Machuca seguem no elenco. Mas Lucas Crispim foi para o futebol da Tailândia, e Thiago Galhardo está no Goiás.
Mudanças no comando
O Fortaleza aposta forte na continuidade, então não teve mudanças na direção, nem na comissão técnica. Marcelo Paz segue como CEO da SAF, mesmo depois de ter recebido proposta do Corinthians. E Vojvoda segue como treinador.
Já o Corinthians teve troca de presidente, com a chegada de Augusto Melo. E trocou de técnico duas vezes: Mano Menezes, que comandou o time na eliminação de 2023, foi demitido no começo de 2024. Antônio Oliveira chegou e já foi demitido. Agora Ramón Díaz tentará passar pelo Fortaleza.