Esporte

Corinthians está fora da Copa do Brasil 2024? Entenda a situação do Timão

Eliminado nas quartas do Paulistão, Corinthians pode ficar fora da Copa do Brasil 2024; entenda

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians foi surpreendido e eliminado pelo Ituano nas quartas de final do Campeonato Paulista. O Galo de Itu, que brigou contra o rebaixamento na primeira fase do Estadual, segurou o Alvinegro na Neo Química (empate por 1 a 1 no tempo normal), arrastou a decisão para os pênaltis e venceu por 7 a 6 já nas cobranças alternadas.

Com a 'zebra' em Itaquera, o Corinthians agora corre risco de ficar fora da Copa do Brasil 2024. Para a próxima edição da copa nacional milionária, a CBF deixará de usar o Ranking Nacional de Clubes para dar autonomia às federações, que distribuirão as vagas dentro do estado.

No caso da Federação Paulista, as cinco melhores campanhas do Paulistão garantem vaga no torneio mata-mata do próximo ano. A outra oportunidade de participar do campeonato nacional será dada ao campeão da Copa Paulista.

Como o Timão não costuma disputar a Copa Paulista, a chance mais fácil e rápida de já se garantir na Copa do Brasil 2024 era via o Paulistão deste ano. Eliminado nas quartas, porém, o clube não terminará entre os cinco melhores times da competição.

Desta forma, o Corinthians está momentaneamente fora da Copa do Brasil 2024. Entenda abaixo o que o clube precisa fazer na temporada para conquistar uma vaga.

O que o Corinthians precisa fazer para jogar a Copa do Brasil 2024?

Eliminado nas quartas de finais do Campeonato Paulista, o Corinthians pode se classificar para a Copa do Brasil 2024 via uma das 12 vagas que a CBF não repassou para as federações e irá distribuir em seus campeonatos. Sendo assim, o Timão tem que:

- Garantir-se na Libertadores 2024 (via Brasileirão ou título da Copa do Brasil 2023 ou da própria Libertadores 2023);

- Fazer uma campanha no Brasileirão que lhe garanta uma das 12 vagas da CBF que não vão para as federações. Se o sistema estivesse valendo já para 2023, ficaria com a vaga pelo Brasileirão o São Paulo (nono colocado). Essa posição só será conhecida ao final da temporada, já que a CBF “gasta” sua cota primeiro com os classificados para a Libertadores e os campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.