O Corinthians atingiu mais uma marca negativa com a derrota por 2 a 1 contra o Juventude pela Copa do Brasil na última quinta-feira (29). A equipe somou nove partidas seguidas sem vencer em competições nacionais, marca que não atingia desde 2007, ano em que foi rebaixado.
A última vitória do Timão fora da Sul-Americana foi a mais de um mês, quando bateu o Bahia por 1 a 0 fora de casa. Desde então, foram três derrotas e seis empates no Brasileirão e na Copa do Brasil. Até mesmo a classificação contra o Grêmio foi conquistada nos pênaltis, após dois jogos sem vencedor.
O Corinthians precisa voltar até 2007 para achar uma sequência tão negativa. Naquele ano, o clube ficou dez partidas sem vencer, com quatro derrotas e seis empates. O clube acabou rebaixado para a Série B naquele ano.
Apesar da memória dolorosa, dois fatores pesam a favor do elenco do técnico Ramón Díaz: a Copa do Brasil e a Sul-Americana. O Timão venceu o RB Bragantino por 2 a 1 pelo torneio continental no meio da sequência, que ainda é diluída entre Brasileiro e Copa do Brasil. No ano do rebaixamento, todos os tropeços foram em sequência e dentro do Brasileirão.
A equipe alvinegra é no momento a 18ª colocada do torneio, com 22 pontos. Para sonhar com a saída da zona do rebaixamento, precisa vencer o Flamengo no próximo domingo (1). Em caso de empate ou derrota, iguala a marca que ajudou no momento mais trágico da história corintiana.