Nesta quinta-feira (14), o Corinthians iniciou oficialmente o processo de reformulação prometido pelo novo presidente Augusto Melo. O clube de Parque São Jorge oficializou a não renovação de vínculos com três jogadores importantes no Timão nas últimas temporadas: os meias Renato Augusto e Giuliano e o zagueiro Gil.
Gil e Renato Augusto fizeram parte do time campeão da Recopa, em 2013, e do Brasileirão, em 2015. Já Giuliano, que chegou em 2021, foi peça importante no time vice-campeão da Copa do Brasil de 2022 e retomou espaço na equipe após a chegada do técnico Mano Menezes, na reta final do Brasileirão.
“O Renato ninguém discute que é um dos melhores meias, em forma. Mas é como eu falei. O Corinthians precisa de uma reformulação. E meu projeto é para três anos. Queremos um time para esse período. Na minha opinião, e em uma conversa boa com o Mano. Ele aderiu ao projeto e a gente optou por não renovar. Eles deixam uma história, mas é um ciclo que se encerrou”, justificou Augusto Melo no programa Apito Final, no último domingo (10).
A oficialização da saída de três dos jogadores mais experientes do Corinthians deve iniciar uma “barca” de dispensas, com mais jogadores a terem seus anúncios de dispensa a serem feitos nos próximos dias.
Trajetórias
Aos 35 anos, Renato Augusto deixa o Corinthians após sua segunda passagem, onde somou 243 jogos e 30 gols. Após volta como protagonista em 2021 e 2022, o meia sofreu com muitas lesões nesta temporada. Ainda assim, fez seis gols e deu 10 assistências em 2023 em 45 jogos. O meia tem acerto verbal com o Fluminense, a pedido de Fernando Diniz.
Já o zagueiro Gil deixa o Timão com 444 jogos somados, sendo o segundo zagueiro com mais jogos na história do clube e o 14º colocado em toda a história. Em 2023, foram 61 jogos e quatro gols anotados.
O meia Giuliano termina sua passagem com 143 jogos e 12 gols marcados, sendo o artilheiro da Copa do Brasil de 2022, com seis gols.