Corinthians aciona STJD contra troca de datas na Copa do Brasil e critica CBF

Clube paulista ressaltou que deseja retomar as datas inicialmente acordadas a fim de "preservar a lisura e equilíbrio das competições"; Vasco da Gama também foi à corte contra as alterações no calendário

Da Redação

Augusto Melo durante cerimônia de posse na presidência do Corinthians
Jose Manoel Idalgo/Corinthians

O Corinthians informou durante a manhã desta terça-feira (1º) que ingressou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com o objetivo de questionar as alterações nas datas dos jogos de volta da Copa do Brasil, feitas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No entendimento do clube paulista, as mudanças "desrespeitam o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições".

A CBF acatou a um pedido do Flamengo, para que as datas do Campeonato Brasileiro, válidos pela 30ª rodada, e dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil fossem substituídas.

Os jogos envolvendo dois dos semifinalistas, Corinthians x Athletico e São Paulo x Vasco, que estavam marcados para os dias 19 e 20 de outubro, foram antecipados para 16 e 17 de outubro.

Com as alterações, Vasco x Atlético-MG se enfrentarão no dia 19, um sábado, às 18h30, pela Copa do Brasil. A última partida entre Corinthians x Flamengo, será no dia 20 de outubro, no domingo, às 16h.

O alvinegro pontuou que, com a ida à Corte esportiva, o clube deseja que o tribunal restabeleça as datas acordadas anteriormente. No entendimento do Corinthians, o Flamengo pode estar sendo beneficiado já que o regulamento não permite que o visitante possa solicitar alterações nas datas.  

No jogo de volta da semi na Copa do Brasil, o Corinthians será o mandante e um pedido de mudança da datas deveria partir - ou ter a concordância - numa eventual alteração de calendário.

"Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas", diz trecho do posicionamento.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.