Temporada 2022 da Copa Truck começa com rodada dupla no RS e desafio aos pilotos

Freada da curva 1 é ponto-chave no circuito de Santa Cruz do Sul

Por Da redação

Freada da curva 1 é ponto-chave no circuito de Santa Cruz do Sul
Vanderley Soares/P1 Media Relations

A espera dos fãs da Copa Truck chegou ao fim. A temporada 2022 da categoria começa neste final de semana, com uma rodada dupla em Santa Cruz do Sul (RS). Serão duas etapas, uma no sábado (12) e uma no domingo (13).

O final de semana terá três treinos livres, sendo dois na sexta-feira (11) e um no sábado, e os grids serão definidos nas manhãs das corridas. A Band transmite ao vivo a corrida do domingo.

Para os pilotos, o traçado em Santa Cruz do Sul oferece um grande desafio: a curva 1. Segundo Felipe Giaffone, da Iveco Usual Racing, é o ponto com a freada mais forte.

“A primeira etapa é sempre muito esperada e mostrará o trabalho feito nas férias. Santa Cruz do Sul tem uma freada bem forte ao final da reta principal, na qual os freios já estão bem aquecidos por causa da frenagem do radar obrigatório um pouco antes no meio da reta. Ter freios bem regulados é essencial para não comprometer a estabilidade do truck na frenagem, especialmente na traseira”, disse Giaffone.

A avaliação é a mesma feita por especialistas no assunto. “A curva 1 é o principal ponto de frenagem, e é onde os pilotos vão buscar aquele metro a mais para consolidar as ultrapassagens”, aponta Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le, empresa que fornece pastilhas de freio para a Copa Truck.

“A curva 3 também traz uma freada importante, pois os caminhões chegam a uma velocidade elevada, assim como a curva 4, também exigente com as pastilhas. Em outros trechos do traçado os pilotos vão modulando o pedal do freio para auxiliar no direcionamento da dianteira do caminhão, então os freios não terão muito tempo para respirar. O consumo das pastilhas não será alto como em Interlagos ou Goiânia, duas pistas extremamente exigentes, mas será superior ao consumo apresentado na etapa final de 2021 em Curitiba, por exemplo”, acrescentou.

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul é um dos dois palcos no Rio Grande do Sul que receberão a Copa Truck em 2022. O Autódromo de Tarumã, em Viamão, também será palco de uma rodada dupla, mas nos dias 17 e 18 de setembro. São Paulo, Goiânia, Londrina e Brasília serão as outras cidades que hospedarão a Truck na temporada.

O traçado das duas primeiras etapas tem 3.531 metros de extensão e é percorrido em sentido anti-horário. Ao todo, são 14 curvas, sendo sete para a esquerda e sete para a direita.

Confira a programação do fim de semana:

Sexta-feira, 11 de março

  • 10h15: Treino extra calibração de motores
  • 13h00: Treino Livre 1
  • 16h00: Treino Livre 2

Sábado, 12 de março (1ª Etapa)

  • 7h50: Treino Livre 3
  • 9h45: Classificação
  • 12h40: Corrida 1
  • 13h13: Corrida 2

Domingo, 13 de março (2ª etapa)

  • 7h50: Warm-up
  • 8h30: Classificação
  • 13h55: Corrida 1
  • 14h28: Corrida 2

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.