A temporada 2023 da Copa Truck começa neste final de semana, em Goiânia, e com uma novidade: o primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo, que pretende zerar as emissões de carbono de veículos do tipo.
Será o VW Meteor Mission Zero da equipe R9 Competições, pilotado por Felipe Giaffone. Segundo a categoria, o novo equipamento com dois sistemas de tração (elétrica e combustão) será desenvolvido ao longo da temporada, e estará disponível a todos os pilotos do grid que quiserem aderir a partir de 2024.
“É a primeira vez que vou entrar em um caminhão de corrida, em um carro de corrida, pensando na evolução dele”, afirmou Giaffone nesta segunda-feira (13) no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), onde realizou o shakedown do caminhão. “Vai ser um desenvolvimento a longo prazo, uma missão diferente.”
Em parceria com a Volkswagen, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineraçã), Ciser e Giaffone Electric, o novo caminhão começou a ser construído em janeiro. Agora, após o shakedown desta segunda-feira (13), o veículo deverá ir para o primeiro teste de verdade no fim de semana, quando piloto, equipe e categoria pretendem avaliar o desempenho na etapa de Goiânia.
Perguntado sobre a performance da novidade até aqui, Giaffone disse que “ainda é cedo” para concluir. “A gente não andou em uma pista de verdade, a estreia vai ser em Goiânia”, acredita.
Ao longo do ano, a própria Copa Truck vai acompanhar a evolução do caminhão de Giaffone. O motor elétrico deve fornecer pelo menos 70 cv a mais de potência no começo do ano, mas o peso da bateria – cerca de 200 kg – vai impactar no desempenho. O regulamento da categoria prevê medidas de equalização de performance, para que o caminhão híbrido não apresente vantagem ou desvantagem para Giaffone.
Segundo Carlos Col, CEO da Copa Truck, o regulamento de 2022 da categoria já se propôs a ouvir projetos de transição energética de pilotos e equipes. A proposta da R9 foi a vencedora e atende a um desejo da organização.
“Na Copa Truck, a gente entendeu que precisava se alinhar com esses conceitos ESG”, disse o dirigente, em referência à sigla em inglês que diz respeito a questões de governança ambiental, social e corporativa.
A ideia, segundo Col, é que a adoção da nova tecnologia não impacte diretamente o desempenho dos caminhões, de forma a manter os custos da categoria baixos. “O mundo sempre tem que romper barreiras, romper paradigmas, para evoluir”, afirmou.
Confira a programação da etapa de Goiânia da Copa Truck:
Sexta-feira, 17 de março
- 10h45 – Treino Extra Super
- 11h25 – Treino Extra
- 12h30 – Treino livre 1
- 15h30 – Treino livre 2
Sábado, 18 de março
- 10h – Treino livre 3
- 15h – Copa Truck
Domingo, 19 de março
- 8h20 – Warm up
- 8h45 – Visitação dos boxes
- 9h55 – Hino Nacional
- 10h38 – Desafio dos pilotos
- 11h10 – Corrida 1
- 11h45 – Corrida 2