Copa Truck 2023 terá primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo

Modelo VW Meteor Mission Zero da R9 Competições será pilotado por Felipe Giaffone e foi apresentado nesta segunda-feira (13)

Emanuel Colombari e Pedro Lopes

Copa Truck 2023 terá primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo
Modelo VW Meteor Mission Zero da R9 Competições será pilotado por Felipe Giaffone
Emanuel Colombari/Band

A temporada 2023 da Copa Truck começa neste final de semana, em Goiânia, e com uma novidade: o primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo, que pretende zerar as emissões de carbono de veículos do tipo.

Será o VW Meteor Mission Zero da equipe R9 Competições, pilotado por Felipe Giaffone. Segundo a categoria, o novo equipamento com dois sistemas de tração (elétrica e combustão) será desenvolvido ao longo da temporada, e estará disponível a todos os pilotos do grid que quiserem aderir a partir de 2024.

“É a primeira vez que vou entrar em um caminhão de corrida, em um carro de corrida, pensando na evolução dele”, afirmou Giaffone nesta segunda-feira (13) no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), onde realizou o shakedown do caminhão. “Vai ser um desenvolvimento a longo prazo, uma missão diferente.”

Em parceria com a Volkswagen, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineraçã), Ciser e Giaffone Electric, o novo caminhão começou a ser construído em janeiro. Agora, após o shakedown desta segunda-feira (13), o veículo deverá ir para o primeiro teste de verdade no fim de semana, quando piloto, equipe e categoria pretendem avaliar o desempenho na etapa de Goiânia.

Perguntado sobre a performance da novidade até aqui, Giaffone disse que “ainda é cedo” para concluir. “A gente não andou em uma pista de verdade, a estreia vai ser em Goiânia”, acredita.

Ao longo do ano, a própria Copa Truck vai acompanhar a evolução do caminhão de Giaffone. O motor elétrico deve fornecer pelo menos 70 cv a mais de potência no começo do ano, mas o peso da bateria – cerca de 200 kg – vai impactar no desempenho. O regulamento da categoria prevê medidas de equalização de performance, para que o caminhão híbrido não apresente vantagem ou desvantagem para Giaffone.

Segundo Carlos Col, CEO da Copa Truck, o regulamento de 2022 da categoria já se propôs a ouvir projetos de transição energética de pilotos e equipes. A proposta da R9 foi a vencedora e atende a um desejo da organização.

“Na Copa Truck, a gente entendeu que precisava se alinhar com esses conceitos ESG”, disse o dirigente, em referência à sigla em inglês que diz respeito a questões de governança ambiental, social e corporativa.

A ideia, segundo Col, é que a adoção da nova tecnologia não impacte diretamente o desempenho dos caminhões, de forma a manter os custos da categoria baixos. “O mundo sempre tem que romper barreiras, romper paradigmas, para evoluir”, afirmou.

Confira a programação da etapa de Goiânia da Copa Truck:

Sexta-feira, 17 de março

  • 10h45 – Treino Extra Super
  • 11h25 – Treino Extra
  • 12h30 – Treino livre 1
  • 15h30 – Treino livre 2

Sábado, 18 de março

  • 10h – Treino livre 3
  • 15h – Copa Truck

Domingo, 19 de março

  • 8h20 – Warm up
  • 8h45 – Visitação dos boxes
  • 9h55 – Hino Nacional
  • 10h38 – Desafio dos pilotos
  • 11h10 – Corrida 1
  • 11h45 – Corrida 2

Mais notícias

Carregar mais