A Copa América de 2021, realizada no Brasil e durante a pandemia da Covid-19, deu prejuízo milionário à Conmebol. É o que indica o balanço financeiro divulgado pela própria entidade nesta sexta-feira (1).
O rombo total por conta da realização do torneio foi de R$ 277 milhões. A ausência de público nos estádios foi o principal impacto negativo para a Conmebol, que deixou de arrecadar U$ 49 milhões.
Além disso, a troca de sedes - da Argentina e Colômbia para o Brasil -, foi outra despesa milionária para a entidade, que desembolsou mais 6.7 milhões de dólares com a mudança. Mais U$ 2.3 milhões foram gastos em medidas sanitárias, como testes para a Covid-19.
A Copa América de 2021 foi realizada entre os dias 13 de junho e 10 de julho e teve como sedes as cidades de Brasília, Cuiabá, Goiânia e Rio de Janeiro. A Argentina venceu a competição ao bater o Brasil por 1 a 0, no Maracanã. Na ocasião, o estádio recebeu público de 10 mil torcedores, assim como na final da Libertadores de 2020 entre Palmeiras e Santos.