A Argentina é a primeira classificada à final da Copa América de 2024, nos Estados Unidos. Em jogo nesta terça-feira (9) pelas semifinais da competição, os tricampeões mundiais confirmaram o favoritismo e venceram o Canadá por 2 a 0, avançando à decisão do título continental.
Os gols da partida no MetLife Stadium, em East Rutherford, foram marcados por Julián Álvarez e Lionel Messi. Agora, os argentinos aguardam pela definição da outra seleção finalista, que sai do duelo desta quarta-feira (10) entre Uruguai e Colômbia, na cidade de Charlotte. A final da Copa América 2024 acontece no domingo (14), em Miami.
Caso conquistem o torneio de 2024, os argentinos chegarão a 16 títulos de Copa América, isolando-se como os maiores vencedores – o Uruguai também tem 15, mas também pode ser campeão, enquanto o Brasil tem nove.
Os canadenses começaram o jogo dispostos a oferecer resistência, mas a Argentina soube administrar os 20 minutos de equilíbrio inicial. E veio a resposta: aos 23 minutos do primeiro tempo, Rodrigo de Paul lançou para Julián Álvarez, que se livrou da marcação e bateu na saída do goleiro Maxime Crepeau para inaugurar o placar.
Veio o segundo tempo, e com ele, o segundo gol alviceleste. Aos 5 minutos, a defesa do Canadá afastou mal, e Enzo Fernández bateu da entrada da área – Lionel Messi desviou em condição legal e ampliou. O lance foi checado pelo VAR e validado.
Com o placar controlado, a Argentina pôde diminuir o ritmo. Nas arquibancadas, a torcida sul-americana chegou a gritar “olé”. O Canadá teve duas chances nos minutos finais com Tani Oluwaseyi, aos 43 e aos 44, mas a primeira parou em Dibu Martínez e a segunda foi para fora.