O início de semana na Copa Africana de Nações foi de muita emoção já nesta segunda-feira (22) com definições de classificados e eliminados no grupo A e B.
Duas seleções conseguiram garantir vaga matemática para o mata-mata da competição: Egito e Nigéria além de decepções da Costa do Marfim com recorde negativo além de artilheiro com maior número de gols uma fase de grupos na Copa Africana.
Confira os destaques do dia:
Costa do Marfim sofre goleada em casa mas mantém esperança da classificação
Em tarde para esquecer, a Costa do Marfim caiu para Guiné Equatorial por 4 a 0. Os gols foram anotados por Emilio Nsue (2), Pablo Ganet e Jannick Buyla. Desde 1984, a seleção país sede não perdia dois jogos (dos três em disputa da fase de grupos) dentro da própria “casa”.
Se para um lado tudo é problema, para o outro, só felicidades! A Guiné Equatorial conta com Emilio Nsue no ataque, o jogador termina com o recorde de mais gols (5) em uma fase de grupos da Copa Africana de Nações na história.
Nigéria bate Guiné Bissau e avança ao mata-mata
Com gol contra anotado por Opa Sangante, zagueiro de Guiné Bissau, ainda na primeira etapa, a Nigéria se garantiu nas oitavas da Copa Africana de Nações nesta segunda-feira (22).
Com placar magro e pouca efetividade ofensiva, a seleção liderada tecnicamente por Victor Osimhen, atacante e destaque do Napoli, estaciona após os três primeiros jogos da competição na segunda colocação com sete pontos somados e com dois gols positivos no saldo geral, juntando-se à Guiné Equatorial como classificada.
Enquanto a Guiné Bissau termina a fase de grupos sem pontuar, com três derrotas em três oportunidades com saldo de menos cinco gols.
Egito cede empate no fim mas garante vaga nas oitavas
Mesmo com desfalque de Mohamed Salah, o Egito foi o segundo país do dia a garantir classificação ao mata-mata da Copa Africana de Nações.
Entretanto, a líder e já classificada Cabo Verde não parecia desinteressada no terceiro e último jogo da fase de grupos. Abrindo o placar com Gilson Tavares, a seleção caboverdiana estava na frente do marcador ao final da primeira etapa, complicando a vida da seleção de Salah.
Porém, em segundo tempo animado, o Egito chegou ao empate logo aos cinco minutos da etapa complementar com Trézéguet e a virada aos quarenta e oito, com Mostafa Mohamed. Ainda no fim, aos cinquenta e quatro, levaria gol de Cabo Verde com Bryan Teixeira, mas que não implicaria na qualificação por conta do empate entre Moçambique e Gana.
O craque do Liverpool e Egito, Mohamed Salah ainda assim não deve estar apto para jogar a decisão das oitavas de final, como prevista em comunicado emitido pela própria Federação dias antes.
Entretanto, em caso de novo avanço egípcio na competição, o "Rei" deve retornar nas quartas de final.
Moçambique busca empate e frustra classificação direta de Gana
Outro jogo que movimentou e definiu tudo para os últimos momentos aconteceu entre Moçambique e Gana. O que parecia ser um cenário dos sonhos para a Gana em um piscar de olhos tornou-se pesadelo.
Vencendo por 2 a 0 até os quarenta e cinco da segunda etapa com dois pênaltis convertidos pelo camisa nove Jordan Ayew, Gana poderia manter os três pontos e com o empate entre Egito e Cabo Verde avançaria diretamente ao mata-mata.
Entretanto, em um cochilo coletivo, Geny Catamo descontou em cobrança de pênalti aos quarenta e seis e três minutos mais tarde, nos acréscimos da segunda etapa, Reinildo Mandava subiu mais que todos e empatou a partida no último lance.
Com o resultado, Gana necessitará deste cenário para se classificar com campanha entre os quatro melhores terceiros colocados:
Empate entre Camarões e Gâmbia além de derrotas de Zâmbia (para Marrocos) e Tanzânia (para República Democrática do Congo).
Veja os jogos deste terça-feira (23) da Copa Africana de Nações:
- Guiné x Senegal - 14h00
- Gâmbia x Camarões - 14h00
- Angola x Burkina Faso - 17h00
- Mauritânia x Argélia - 17h00