Conselho do Barcelona aprova renovação de contrato com a Nike até 2038: "É o maior da história"

A parceria entre o clube e a marca foi iniciada em 1998

Por Estadão Conteúdo

Uniforme do Barcelona
Reprodução

A assembleia extraordinária do Barcelona aprovou, na manhã deste sábado, a renovação do contrato com a Nike, que fornecerá uniformes e materiais esportivos ao clube até 2038. O acordo foi ratificado em uma votação virtual e presencial, que contou 419 votos a favor, 27 contra e 22 abstenções, após uma sessão para responder às dúvidas dos conselheiros.

"É o melhor contrato já feito entre um clube de futebol e uma marca de artigos esportivos", comemorou o presidente do clube catalão, Joan Laporta. "Este acordo ajuda significativamente a concluir a recuperação econômica do clube, que é nosso objetivo mais importante. Sem exigir que os membros mexam nos bolsos e sem comprometer o modelo de propriedade associativa."

A parceria, iniciada em 1998, duraria até 2028 pelo contrato anterior. De acordo com a imprensa espanhola, o Barcelona vai receber cerca de 1,7 bilhão de euros (cerca de R$ 10,3 bilhões) da Nike nos próximos 14 anos.

O tesoureiro do clube, Ferran Olivé, apresentou detalhes do novo contrato, fruto de uma renegociação após o clube demonstrar insatisfação com a empresa norte-americana, inclusive com judicialização dos dois lados, nos últimos três anos. "Foi um acordo entre iguais, porque a Nike precisa do Barça tanto quanto o Barça precisa da Nike", afirmou.

"O novo modelo se baseia na valorização da marca Barça e seus ativos de patrocínio, ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento dos negócios do BLM (Barcelona Licence and Merchandising). Isso dobrará o valor do contrato anterior com uma fórmula econômica que abrange os 14 anos do acordo", explicou o tesoureiro.

O novo contrato incluirá um bônus de assinatura, um aumento na taxa anual de patrocínio, bônus por títulos conquistados, a eliminação de penalidades financeiras por resultados adversos em campo e a reavaliação do acordo ao longo de sua duração, além da retomada de controle sobre as operações de varejo e de e-commerce em todo o mundo.

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