O Vasco vencia o Ibrachina por 3 a 0 na tarde desta sexta-feira (13), mas levou o empate e acabou eliminado nos pênaltis (6 a 5) na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além da derrota dramática, chamou atenção o nome da equipe que derrubou o Cruz-maltino: quem é Ibrachina? Da onde surgiu o time?
Fundado em 2020, na pandemia de Covid-19, o clube tem sede na Mooca, tradicional bairro de São Paulo que abriga o Juventus, e é filiado à FPF (Federação Paulista de Futebol).
Criado a partir de um projeto social, o clube tem como presidente o empresário Henrique Law, filho de Law Kin Chong e Miriam Law. O casal atualmente é investigado na CPI da Pirataria, que apura a venda irregular e contrabando de produtos nas regiões da Rua 25 de Março, Brás e Pari.
Segundo os fundadores, o Ibrachina tem por intuito “fortalecer a integração entre os povos do Brasil e da China, consolidar raízes chinesas no Brasil e disseminar a cultura brasileira na China”.
No início do projeto, a instituição nasceu como uma escolinha de futebol. Com a realização de diversos campeonatos e eventos culturas e esportivos, surgiu a ideia de montar uma equipe de alto rendimento.
Assim, os proprietários desenvolveram categorias de base e passaram a disputar campeonatos sub-15, sub-17 e sub-20. Antes de fazer uma boa fase de grupos e eliminar o Vasco na Copinha, o Ibrachina já ganhava destaque em outras competições de base.
No Paulistão sub-20, por exemplo, o clube chegou às quartas de final e goleou o Santos por 4 a 1 no jogo de ida. Na partida de volta, porém, o Peixe aplicou 4 a 0 e avançou para a semifinal.
Na Copinha, o clube sediou o Grupo 30: ou seja, os jogos da chave aconteceram na Ibrachina Arena, um local pequeno e com pouco espaço para arquibancadas.
Com a vitória sobre o Vasco, o Ibrachina avança para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jovem clube da Mooca agora enfrenta o Hercílio Luz, de Santa Catarina, por uma vaga nas oitavas de final. A FPF ainda não definiu data e horário.