Estreante, Deportivo Pereira desafia o Palmeiras com elenco 12 vezes mais barato

Clube colombiano estreia na Libertadores em 2023 e tenta fazer história contra o time de Abel Ferreira

Da redação

O Palmeiras entra campo na noite desta quarta-feira (23) favorito para vencer o confronto de dois jogos contra o Deportivo Pereira, pelas quartas de final da Libertadores 2023. O jogo de ida acontece no estádio Hernán Ramirez Villegas, na Colômbia, às 21h30 (horário de Brasília).

Atual campeão brasileiro e bi da Libertadores em 2020 e 2021, o Palmeiras de Abel Ferreira enfrenta a 'zebra' desta fase da competição continental. Para exemplificar tamanha diferença entre os clubes, basta ver os valores dos elencos.

Segundo o site Transfermarkt, especializado em finanças do futebol, o Deportivo Pereira tem um time 12 vezes mais barato do que o Palmeiras: enquanto o elenco colombiano está avaliado em 12,95 milhões de euros (R$ 68,8 milhões), a equipe brasileira tem valor de mercado de 162,80 milhões de euros (R$ 865 milhões).

Fundando em 1944, o Deportivo Pereira, da cidade de Pereira, não está entre os clubes mais tradicionais do país, assim como Atlético Nacional, América de Cali, Independiente de Medellín e outros.

Estreante na Libertadores em 2023, o clube admite que está abaixo do clube brasileiro e trata o confronto como o "maior" de sua história.

Quarta-feira, sim [é o jogo mais importante de nossa história]. Chegarão outros, mas, para quarta-feira, sim. É a partida mais importante da nossa história, mas queremos ir adiante. (…) Com todo respeito, em história [o Palmeiras] está anos-luz à frente da nossa. Tem 109 anos, tem 11 títulos do Brasileirão, 4 Copas do Brasil, internacionalmente tem três Copas Libertadores, nós respeitamos a história, mas queremos e acreditamos que estamos em igualdade de condições em campo - Álvaro López Bedoya, presidente do Deportivo Pereira, à ‘ESPN’.

Se é tido como ‘zebra’ das quartas de final da Libertadores, os colombianos fazem bonito nesta campanha de estreia. Classificaram-se em segundo no Grupo F, que teve o Boca Juniors na liderança e ainda contava com Colo-Colo e Monagas.

Nas oitavas, o Deportivo Pereira também surpreendeu. Eliminou o Independiente del Valle, que avançou como primeiro de sua chave e deixou para trás o Corinthians.

Recentemente, os equatorianos, que jogam com altitude quando são mandantes, foram campeões da Sul-Americana vencendo o São Paulo, e derrotaram o Flamengo na Recopa Sul-Americana.

Para chegar ao mata-mata da Libertadores, o Deportivo Pereira passou por uma transformação. Há quatro anos, o time colombiano disputava a segunda divisão local e quase foi à falência devido ao acúmulo de dívidas.

O clube, porém, conseguiu resistir, evitou o fechamento e se reergueu para subir à elite e vencer o primeiro Campeonato Colombiano de sua história, o Torneio Clausura, em 2022.

Principais jogadores do Deportivo Pereira

Um dos principais nomes do time colombiano é o meia Jímer Fory, que jogou todos os jogos do time na Libertadores e fez dois gols na competição.

Além dele, os atacantes Kevin Aladesanmi e Johan Bocanegra se destacam. A dupla é a aposta de velocidade do técnico Alejandro Restrepo.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.