Botafoguenses têm chamado a atenção de torcedores dos outros clubes por suas festas nas arquibancadas do Nilton Santos. Com a organização do "Movimento Ninguém Ama Como A Gente", a torcida do Glorioso está se tornando uma referência na inovação quando o assunto são os mosaicos.
No projeto desde 2023, Lara di Mello, de 29 anos, é a designer responsável pelo andamento dos mosaicos e explicou como começou a criação dos projetos mais elaborados que chegou a ter LED, sendo novidade para a cultura de arquibancada brasileira.
“Comecei ajudando em alguns bandeirões que a gente levava para a arquibancada, e a partir daí surgiu a oportunidade de fazer mosaicos. A gente contava com a ajuda de um arquiteto antes, mas ele teve que afastar um pouquinho desse trabalho e eu assumi. A partir daí a gente começou a desenvolver esses mosaicos uns pouco mais complexos”, disse em entrevista à Band.
Nascida e criada em família de torcedores do Botafogo e neta de um mágico, Lara saía de Niterói para ir ao Rio de Janeiro assistir aos jogos do Glorioso com sua mãe ou avó. O trajeto entre as duas cidades não leva menos do que 40 minutos
Antes de se tornar responsável pelo departamento, Lara ajudou o Movimento Ninguém Ama Como A Gente na criação da ilustração para uma camisa que representava todos os torcedores do Glorioso.
“Sou de família de botafoguenses, então desde sempre tive o hábito de frequentar estádio e estar em quase todos os jogos. Eu morava em Niterói, outra cidade, e eu saia de lá para vir ver aos jogos no Rio. Minha mãe e minha avó sempre me levavam, então eu sempre tive essa cultura de frequentar estádios”, explicou.
Mas não é apenas a família que liga Lara ao Botafogo - a carioca também tem em sua profissão a paixão por seu clube. Designer de formação, a artista usa toda a sua criatividade para poder oferecer o melhor do seu trabalho nas arquibancadas alvinegras.
Para o futuro, Lara não descarta a junção de outros movimentos nas arquibancadas do Botafogo.
A artista carioca apoia a inserção de elementos de outros mundos, por exemplo, do carnaval, que inclusive foi tema para um dos mosaicos mais marcantes do projeto que teve o samba-enredo da escola de samba Viradouro de 2019, com o trecho: “Das Cinzas Voltar, Nas Cinzas Vencer”. As “Cinzas”, no caso, é a Quarta-Feira de Cinzas, dia em que é conhecida a campeã do Carnaval do Rio.
Na ocasião, a escola de Niterói, com uma grande torcida - inclusive do outro lado da Baía de Guanabara - voltava ao Grupo Especial após longa temporada na divisão de Acesso. A agremiação já foi de cara vice-campeã. No ano seguinte, a Viradouro faturou o título e voltou a disputar sempre no “G4” do Carnaval. Agora os botafoguenses esperam que o time repita o mesmo caminho no campo.