Se Endrick deu o cartão de visitas aos espanhóis e torcedores do Real Madrid fazendo um gol no Santiago Bernabéu, Lamine Yamal, de 16 anos, foi apresentado aos brasileiros no amistoso da última terça-feira (26), que terminou em 3 a 3.
Yamal é cria de La Masia, a categoria de base do Barcelona, e já está no time principal. No ano passado, ele estreou pelo profissional do Barça aos 15 anos e bateu alguns recordes (confira mais abaixo).
Considerado a grande promessa do clube culé para os próximos anos, Lamine Yamal nasceu em 2007, na Espanha. Ele é filho de pai marroquino e mãe guineense e defende a seleção europeia.
O bom desempenho em campo, mesmo com pouca idade, rendeu cifras milionárias. O Barça renovou o contrato do jogador em outubro do ano passado, e o ponta-direita passou a ter uma multa rescisória de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,39 bilhões).
Lamine é canhoto e atua preferencialmente como ponta-direita. Ele é habilidoso, rápido e tem muita facilidade no drible. Não à toa, deu bastante trabalho ao lado esquerda da defesa da Seleção Brasileira.
Por essas características, Yamal é a esperança da torcida culé para se tornar o ‘substituto de Messi’.
É uma comparação que deixo para eles [jornalistas], mas não haverá outro jogador de futebol como Leo Messi - Lamine Yamal.
A atuação do jovem diante do Brasil também rendeu elogios da comissão técnica e da imprensa espanhola. A mídia local enalteceu que Yamal foi ovacionado mesmo no estádio rival (o Santiago Bernabéu é a casa do Real Madrid).
Em seu primeiro ano no profissional, Lamine Yamal tem 39 jogos, seis gols e quatro assistências pelo Barcelona até o momento.
Recordes de Lamine Yamal
- Mais jovem a jogar no Campeonato Espanhol
- Mais jovem a ser titular do Barcelona
- Mais jovem a ser titular no Campeonato Espanhol
- Mais jovem a ser titular na história da Champions League
- Mais jovem a fazer um gol pelo Barcelona
- Mais jovem a fazer um gol pela seleção da Espanha