Jaylen Brown tem apenas 27 anos, mas já passou por muita coisa na NBA. O ala-armador do Boston Celtics, que já havia sido eleito o melhor jogador dos playoffs na Conferência Leste, foi premiado com o título da NBA 2023/24 ao vencer o Dallas Mavericks por 106 a 88 no Jogo 5 das Finais e também recebeu o troféu de jogador mais valioso da decisão. Mas para chegar até esse momento, o jogador sofreu com críticas e com questionamentos da própria torcida e da mídia.
Escolha elevada e expectativa alta
Jaylen Brown foi a terceira escolha do Boston Celtics no draft, a seleção de talentos da NBA, em 2016, atrás de Ben Simmons, que foi para o Philadelphia 76ers, e Brandon Ingram, escolhido pelo Los Angeles Lakers. Em sua primeira temporada, o ala-armador foi importante na trajetória da equipe que chegou às Finais da Conferência Leste, mas perdeu para o Cleveland Cavaliers, de LeBron James. O jogador foi nomeado para o segundo time ideal dos calouros.
Problemas e questionamentos
Jaylen Brown começou a sofrer com os questionamentos na temporada de 2018/19 por muitos erros nos arremessos e falta de disciplina. Ele foi considerado um dos atletas que mais tiveram atuações decepcionantes na franquia naquela temporada. Foi o primeiro sinal de que Brown poderia deixar a equipe de Massachusetts.
Primeiro All-Star e primeiro vice
Questionado em 2018/2019, Brown evoluiu muito nas duas temporadas seguintes e foi nomeado como All-Star (estrela da liga) em 2020/21 pela primeira vez em sua carreira. Consolidando o seu status de grande jogador, o ala-armador disputou a sua primeira Final da NBA em 2022, quando foi derrotado pelo Golden State Warriors. Brown, no entanto, teve um destaque maior do que a outra estrela do Boston, Jayson Tatum, naquela decisão.
De possível troca a contrato mais valioso e campeão
Existia uma possibilidade do Boston Celtics liberar Jaylen Brown nesta temporada dependendo do desempenho do jogador. O nome dele foi ventilado entre as possíveis saídas, mas os Celtics, ao invés de liberar o atleta, arriscaram: ofereceram um contrato máximo de cinco temporadas e US$ 304 milhões (R$ 1.6 bi na cotação atual). Deu certo. Jaylen Brown cresceu de produção, principalmente nos playoffs, e foi decisivo no 18º título do Boston Celtics.
Veja a lista de maiores campeões da NBA:
- Boston Celtics - 18 títulos
- Los Angeles Lakers - 17 títulos
- Golden State Warriors - 7 títulos
- Chicago Bulls - 6 títulos
- San Antonio Spurs - 5 títulos
- Miami Heat, Detroit Pistons e Philadelphia 76ers - 3 títulos
- Houston Rockets, Milwaukee Bucks e New York Knicks - 2 títulos
- Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings*, Seattle Supersonics, Toronto Raptors, Washington Wizards** - 1 título
*Sacramento Kings campeão como Rochester Royals, em 1951
**Washington Wizards campeão como Washington Bullets, em 1978