Novo John Textor? Quem é o bilionário grego que está de olho no Vasco

Em entrevista à "Sky Sports", Evangelos Marinakis admitiu que pode fazer negócio no futebol brasileiro

Da redação

Novo John Textor? Quem é o bilionário grego que está de olho no Vasco
Conheça o grego Evangelos Marinakis, empresário ligado à compra da SAF do Vasco
Divulgação/Nottingham Forest

Em trecho de entrevista para a "Sky Sports", Evangelos Marinakis confirmou que negocia a compra de um clube brasileiro.

O magnata grego, que é dono do Nottingham Forest e tem um plano ousado na Premier League, teve o nome ligado ao Vasco, à procura de um investidor para a SAF desde que a 777 deixou o negócio por meio de liminar na Justiça.

Marinakis não é novo no ramo do futebol. O grego já é dono do Olympiacos (Grécia) e do Rio Ave (Portugal), além do Forest, na Inglaterra, e contratou Edu Gaspar como executivo para expandir os negócios no mundo esportivo.

  • Evangelos Marinakis tem 57 anos e nasceu em Pireu, município próximo à Atenas. Ele construiu a sua fortuna com a Capital Maritime Group, empresa familiar de logística, que possui dezenas de navios em sua frota.
  • Segundo a revista Forbes, Evangelos Marinakis tem um patrimônio de 3,7 bilhões de dólares (cerca de R$ 22,4 bilhões na cotação atual).
  • Além da empresa marítima e dos times de futebol, Marinakis é dono da Alter Ego Media, um grupo de mídia grego que comanda dois dos maiores jornais do país e o segundo maior canal de TV da Grécia.

Plano ousado na Premier League

Marinakis chegou ao futebol inglês em 2017. Ele adquiriu 100% das ações do Nottingham Forest e tem um plano ousado: ingressar no Big Six, grupo que define os seis maiores clubes da Premier League (Manchester United, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Tottenham e Arsenal).

Ele também comanda o Olympiacos (Grécia) e o Rio Ave (Portugal), e afirmou à “Sky Sports” que quer “algo grande” no Brasil.

Polêmica com o Olympiacos em 2018

O grego pode ser a salvação bilionária para os clubes que adquire, mas há episódios polêmicos na trajetória de Marinakis no futebol. Em 2018, ele multou o elenco do Olympiacos em 400 mil euros (R$ 1,6 milhão à época) e decretou férias antecipadas pelos resultados ruins. A promessa era de que escalaria o time B na reta final para concluir a temporada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais