De melhor a mais vazado goleiro da Champions: Onana falha e vive drama no United

Contratado por mais de R$ 270 milhões, Onana acumula falhas e não consegue se firmar no time inglês

Da redação

Onana, goleiro camaronês do Manchester United
REUTERS/Dilara Senkaya

Onana terminou a temporada 2022/23 como um dos melhores goleiros do mundo. Vice-campeão da Liga dos Campeões com a Inter de Milão, o camaronês foi eleito o melhor da posição no torneio europeu e, por isso, foi contratado pelo Manchester United por 51 milhões de euros (cerca de R$ 274 milhões, na cotação atual), além de bônus.

Em poucos meses, no entanto, tudo desmoronou. Escolhido para substituir De Gea, Onana ainda não se adaptou ao novo time, parece sem confiança e comete erros com frequência – a exemplo do jogo desta quarta (29), no empate por 3 a 3 contra o Galatasaray, em que falhou em dois gols de falta de Ziyech.

Os números podem ilustrar a queda de rendimento de Onana. Na Champions de 2022/23, o camaronês levou 11 gols em 13 jogos pela Inter de Milão. Ele ficou oito partidas sem ser vazado e demorava, em média, 106 minutos para levar um gol. Segundo o site oficial da Uefa, ele foi o goleiro com mais defesas: 48 ao longo de todo o torneio.

Com o Manchester United, as coisas se inverteram. Onana já sofreu mais gols (14) em menos jogos disputados (5) e amarga a posição de goleiro mais vazado da competição ao lado do inglês Joe Hart, do Celtic.

Com o empate nesta quarta, o United se complicou na Champions. O Galatasaray chegou a cinco pontos, ficando em terceiro, enquanto os ingleses somam quatro pontos, na lanterna. Na última rodada, o clube inglês precisa derrotar o líder Bayern de Munique e torcer para que não tenha vencedor do duelo entre os turcos e o Copenhagen, também com cinco.

Onana pelo Man. United na Champions 2023/24

  • 5 jogos
  • 14 gols sofridos
  • 1 gol sofrido a cada 32 minutos
  • Goleiro mais vazado da Champions até o momento

Onana pela Inter na Champions 2022/23

  • 13 jogos
  • 11 gols sofridos
  • 1 gol sofrido a cada 106 minutos
  • Melhor goleiro da Champions

Saída do De Gea

David de Gea deixou o Manchester United em julho deste ano depois de longa novela por uma renovação que não saiu do papel. O espanhol, que tem 33 anos, saiu do clube inglês depois de 12 temporadas.

De Gea chegou ao Manchester United em 2010 e ficou até 2023. Ele foi contratado ainda pelo lendário treinador Alex Ferguson e chegou aos Diabos Vermelhos com status de grande promessa.

No United, consolidou-se como um dos principais nomes da posição e foi para duas Copas do Mundo: no Brasil, em 2014, como reserva, e na Rússia, quatro anos depois, sendo titular da seleção espanhola.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.